sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Celeiro de jovens criadores

- Publicidade -

Augusto Bezerril
Especial para o Viver

O Rio Grande do Norte firma nome, mais uma vez, no mapa da moda brasileira. O SENAI/Clóvis Motta do Rio Grande do Norte está presente  na edição do Senai Brasil Fashion 2018. Dessa vez, os alunos selecionados foram Anna Elisa Dantas Salgado Pinto e Iure Medeiros Dantas. O projeto é desenvolvido com estudantes de cursos de longa duração na área de moda, design e vestuário do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A edição 2018 recebeu cerca de 300 inscrições de alunos de 15 estados. Para a etapa final, foram selecionados 12 projetos de 12 duplas, sendo um estilista e um modelista. O tema é Todo mundo está moda!

Look  instante do desfile de Jéssica Cerejeira, primeira estudante potiguar a participar do Senai Brasil Fashion

Look instante do desfile de Jéssica Cerejeira, primeira estudante potiguar a participar do Senai Brasil Fashion

A exemplo das edições anteriores, os estudantes terão o desafio de desenvolver uma mini coleção de três peças com base no tema Todo mundo tá na moda. A expectativa do curador do SENAI Brasil Fashion, Marcelo Ramos, é que as peças atendam as necessidades e demandas de determinado público consumidor. “Quando pensamos neste tema, nós tivemos como objetivo levar os alunos participantes a pensar na diversidade dos consumidores, suas necessidades, desejos, expectativas e valores, para o desenvolvimento de sua minicoleção. Nesse contexto, temos projetos direcionados para idosos, cegos, pessoas portadoras de necessidades especiais e para corpos diversos”, explica.

As  duplas começaram o processo de  orientação com os  estilistas Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga. Eles serão os coaches dos alunos durante o processo de criação e produção da minicoleção. O primeiro encontro dos estudantes com os coaches foi ontem, na unidade do SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), no Rio de Janeiro. As atividades continuaram nesta quarta, 12.  O desfile final  será no dia 22 de novembro, no Espaço Ação Cidadania, também no Rio.

Anna Elisa e Iure tem como coach o aclamado estilista Alexandre Herchovicth. Os potiguares passaram a semana no Rio de Janeiro, onde iniciaram o desenvolvimento da coleção, que já tem nome: Brilhante. O próximo encontro da grupo com Herchcovitch e equipe responsável pelo desfile do Senai Brasil Fashion está previsto para o mês de outubro.  A data servirá para apresentação as peças pilotos dos looks que serão visto na passarela.

RN na moda
O Rio Grande do Norte mantém uma posição de destaque nas  edições do  Senai Brasil. O s alunos do Centro Senai Clóvis Motta – pertencente ao sistema Fiern/SenaiRN – tem ótimo retrospecto no principal evento para alunos da moda brasileira. Ano passado, por exemplo  o Senai Brasil Fashion  reuniu estudantes selecionados entre diversas instituições de ensino do país. O Rio Grande do Norte foi representado (e muito bem) por Dinny e Vanessa Nóbrega. Os dois tiveram como coach o estilistta Alexandre Herchcovitch. Já o desfile – realizado dia 27 de novembro de 2017. no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro –  teve o styling de Daniel Ueda.

Anna Elisa Dantas Salgado Pinto e Iure Medeiros Dantas ao lado de Alexandre Herchcovitch, no Senai Brasil Fashion no Rio de Janeiro

Anna Elisa Dantas Salgado Pinto e Iure Medeiros Dantas ao lado de
Alexandre Herchcovitch, no Senai Brasil Fashion no Rio de Janeiro

Os potiguares agradaram nos três looks. A imprensa de moda e fashionistas gostaram da proposta de mostrar shape amplo e o bom exercício de modelagem das mangas, visto especialmente no primeiro look.  “Os meninos tem um trabalho muito e bom promissor”, disse Alexandre Schnabl, criador do Às na Manga e stylist de importante publicações e campanhas brasileiras.

Primeira  estudante do RN a representar o Rio Grande do Norte, Jéssica Cerejeira teve como coach o estilista Ronaldo Fraga. A coleção, apesentada pela então estudante do Senai Clóvis Motta – foi inspirada na presença dos americanos em Natal durante a Segunda Guerra Mundial. A estilista usou chita em vestidos em silhueta anos 40 e elementos militares. Mais uma vez, o Rio Grande do Norte faz jus à cadeira produtiva da indústria de confecção e os centros de capacitação como Centro Clóvis Motta – pertencente ao sistema Fiern/Senai.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas