Cenário pode resultar em dois duelos potiguares

Publicação: 2020-11-27 00:00:00
A Série D do Campeonato Brasileiro chega à última rodada da fase de grupos com a possibilidade dos quatro clubes do Rio Grande do Norte avançarem de fase, o que seria algo inédito para o esporte local. Na 14ª rodada, América e ABC já estão garantidos no mata-mata - o Alvirrubro já é líder antecipado da sua chave, inclusive - e Globo e Potiguar podem se classificar. Há a possibilidade de confronto entre as equipes do RN. 

Em 5° lugar na tabela, com 15 pontos, a conta para que a equipe de Ceará-Mirim se classifique é simples: vencer o Atlético-PB, em casa, por qualquer placar. O empate classifica os paraibanos, que estão com 16 pontos. As equipes são as únicas no grupo 3 que podem passar de fase, uma vez que o Campinense, com 14 pontos, não teria como se igualar a nenhuma das equipes, por tem duas vitórias a menos que o Atlético-PB.

No grupo 4, por sua vez, a missão do Potiguar de Mossoró é mais complicada, porém, não impossível. A equipe precisa vencer o Freipaulistano-SE, fora de casa, no Estádio Titão, e torcer para que o Coruripe-AL, não vença o já classificado Vitória da Conquista-BA. O jogo será no Estádio Gerson Amaral, em Coruripe. O Potiguar pode avançar até com um empate, desde que o Coruripe perca seu jogo. Alagoanos e potiguares possuem a mesma pontuação, 18 pontos, mas o Coruripe tem uma vitória a mais.  

Caso Globo e Potiguar de Mossoró consigam avançar de fase, há a possibilidade de confrontos entre equipes locais já no primeiro mata-mata. Para que isso aconteça, o ABC precisará ser primeiro na chave 4 e o Globo precisará vencer o Atlético-PB. Além disso, caso o Potiguar de Mossoró avance, enfrentará o América de Natal. Em caso dessas possibilidades se confirmando, o Estado já teria pelo menos dois times garantidos nas oitavas de final da Série D, fase que antecede ao “mata-mata do acesso”, que é as quartas de final. Para subir de divisão, as equipes precisam passar por três eliminatórias. O Globo, em 2017, e o Baraúnas, em 2012 e o Alecrim, em 2009, estas duas últimas em sistemas de disputa diferentes da atual, conseguiram o acesso.

De acordo com o pesquisador Marcos Trindade, que tabula estatísticas do futebol local há pelo menos 30 anos, esses confrontos já aconteceram em outras edições de Campeonatos Brasileiros, mas nunca pela Série D. Em outubro de 1979, Potiguar e América se enfrentaram em Mossoró pela Série A. O placar foi de 1 a 0, com de Ubirani. Foi o único confronto entre as equipes em brasileiros. “Eles se enfrentaram apenas uma vez, em 1979, quando o Potiguar participou, pela primeira e única vez, do Campeonato Brasileiro da primeira divisão, que na época tinha outra denominação, era a Taça de Ouro. 

Curiosamente, Ubirani era jogador do América emprestado ao Potiguar”, relembra.

No caso de ABC e Globo, segundo o pesquisador Marcos Trindade, os confrontos já aconteceram em quatro oportunidades, todas elas entre 2018 e 2019, quando a equipe de Ceará Mirim ascendeu até a Série C. O retrospecto até aqui são de duas vitórias do Globo (1x0, 3x1), em 2018, e um empate (1x1) e uma vitória do ABC (2x0), no ano passado. As duas equipes, curiosamente, caíram juntas para a Série D 2020.