Cenários para uma selfie perfeita

Publicação: 2019-02-13 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Ramon Ribeiro
Repórter

Se você não postou na internet, não aconteceu. E em se tratando do Instagram, a rede social dedicada a imagem com mais de um bilhão de usuários ativos no mundo, não basta simplesmente postar: é fundamental postar algo que gere likes. Essa lógica, embora bizarra para muitos, já está completamente incorporada na sociedade. As pessoas estão cada vez mais compartilhando experiências nas redes sociais, sobretudo fotos, e esse hábito corriqueiro tem desdobrado novos comportamentos e embasado tendências nas mais diferentes áreas, como na moda, arquitetura, design, artes visuais, turismo e comércio.

Museu instagramável
Museu instagramável

Nessa linha surgiu um conceito novo: ambientes instagramáveis. Trocando em miúdos, espaços pensados em essência para proporcionar belas fotos para o Instagram. O termo não existe no dicionário de língua portuguesa, mas já é facilmente escutado em algumas áreas de Natal. E a partir de quinta-feira (14) mais ainda, pois é quando o Natal Shopping abre para visitação do público a YourSelfie Store, sua loja instagramável – a primeira no Rio Grande do Norte, segundo os próprios responsáveis pela iniciativa. A inauguração para convidados é nesta quarta (13).

“Estamos trazendo para Natal uma tendência que é sucesso nos grandes centros do mundo, que é oferecer espaços exclusivamente planejados para que os frequentadores produzam suas próprias fotos imersos em cenários criativos, irreverentes e inusitados, de modo que a foto saia perfeita, pronta para ser postada”, informa Diana Petta, gerente de marketing do Natal Shopping e uma das idealizadoras do projeto.

Para dar vida a YourSelfie Store foi convidado o artista plástico César Revorêdo, que levou para o projeto sua experiência como diretor da Casa Cor RN. Ele foi o responsável pela curadoria da criação dos sete ambientes que compõem a loja. Para tanto, convidou seis arquitetos e escritórios de arquiteturas vinculados à Casa Cor: Trenna Arquitetura, Duo Arquitetura, Raiane Calistrato, Luciano Almeida, Renata Matos e Renato Teles.

Cesar conta que gostou da provocação do Natal Shopping em propor esse tipo de projeto com a Casa Cor. “Essa é a primeira vez que se reúne em Natal um conjunto de profissionais para pensar ambientes plásticos, onde a proposta é que as pessoas tirem selfies, se auto registrem”, diz o curador, que está trabalhando no espaço com a equipe há duas semanas. Ele não revela detalhes dos ambientes para não estragar a surpresa.

“O que todo mundo espera é uma experiência de sensações que provoque o registro. Esse projeto faz sentido quando as pessoas se surpreendem, se vêem num ambiente de ilusão, de sonho, num lugar que as tire do dia-a-dia”, explica o César. Para tanto, sua equipe propôs um circuito de visitação para observar, interagir e fotografar. Em cada ambiente, a iluminação, a composição de cores, o contraste, tudo foi pensado levando em consideração as características estéticas do Instagram, por exemplo, a dimensão quadrada das fotos postadas na rede social.

Tudo isso pode soar idiota para algumas pessoas, mas, além de realçar um comportamento típico deste tempo, o projeto serve a uma causa social. Além de fotografar à vontade nos ambientes criados pelos arquitetos, os visitantes também poderão colaborar com uma instituição de caridade local, contribuindo espontaneamente com valores a partir de R$ 5 no totem que estará na entrada da loja. A YourSelfie Store tem duração prevista de dois meses. A abertura para o público é na quinta-feira (14), com funcionamento todos os dias da semana no horário de funcionamento do shopping.

Diana Petta e César Revoredo, da Casa Cor RN, acompanham a montagem da primeira YourSelfie Store, no Natal Shopping
Diana Petta e César Revoredo, da Casa Cor RN, acompanham a montagem da primeira YourSelfie Store, no Natal Shopping

‘Ice Cream museum’ atrai gente do mundo todo
A YourSelfie Store segue uma onda global de ambientes instagramáveis em que um dos principais exemplos é o Museu do Sorvete, exposição itinerante que tem circulado os Estados Unidos e que é sucesso absoluto de público – e de fotos nas redes sociais – não importa a idade. As pessoas, incluindo celebridades como Beyoncé, Katy Perry, chegam a esperar horas na fila para entrar.

Se em muitos museus a norma é não fotografar, no Museu do Sorvete a regra é justamente o contrário. Os ambientes coloridos foram projetados para renderem fotos inusitadas e fofas. A principal atração é uma piscina com quase cinco toneladas de confeitos coloridos onde as pessoas podem mergulhar. Além desse espaço, há uma câmara de chocolate em homenagem ao personagem Willy Wonka, brinquedos como gangorra que imita a colher para sorvete, balanços em alusão ao sorvete napolitano, dentre muitos outros.

Mas se engana quem esperar encontrar ali uma mostra sobre a história do sorvete. A proposta é acima de tudo oferecer um ambiente lúdico, de experiência real, que remete ao universo dessa iguaria amada por todos. Se antes se ia aos museus para aprender algo, parece que hoje se vai para tirar foto.









continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários