quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Centro de Zoonoses de Natal promove simpósio de prevenção para Copa 2014

- Publicidade -

O Centro de Controle de Zoonoses da  Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS),  promove de 30 de agosto a 01 de setembro, o II Simpósio “Zoonoses no Contexto da Globalização”, no Hotel Rifóles, Ponta Negra. A intenção é atualizar tecnicamente os profissionais envolvidos na área de controle e prevenção de zoonoses já visando a Copa 2014.

Segundo a Gerente do CCZ, Jeane Barbosa considerando o intenso trânsito internacional de pessoas e a possibilidade da ocorrência de doenças emergentes e reemergentes de etiologia zoonótica, é importante que os profissionais de saúde da capital estejam capacitados para atender à demanda. “A OMS afirma que 60% dos patógenos humanos são zoonóticos e 75% das enfermidades emergentes humanas são de origem animal. Diante desses fatores precisamos melhorar nossos conhecimentos para termos capacidade de enfrentamento das possíveis situações de riscos à saúde humana e veterinária, de forma eficaz, com adoção de medidas de prevenção a zoonoses, garantindo saúde durante a Copa do Mundo de Futebol”, destacou.

Os temas que serão abordados: Zoonoses emergentes e reemergentes; Importância epidemiológica do controle de roedores em áreas urbanas; Vigilância entomológica e controle vetorial da dengue; Avanços no controle da leishmaniose; implantação da vigilância de epizootias; Unidade técnica de zoonoses vetoriais e raiva do Ministério da Saúde.

E ainda serão abordados: Raiva: o que há de novo no controle e prevenção; prevenção e controle de carrapatos e doenças transmissíveis em ambientes urbanos e periurbanos; Biologia e controle de escorpiões em áreas urbanas; Caramujo africano: Epidemiologia e controle; Toxoplasmose: Mitos e verdades; e Implicações do saneamento ambiental no controle de zoonoses.

O simpósio será no Hotel Rifólis, situado na Rua Coronel Inácio Vale, 8847, e é dirigido a médicos veterinários, biólogos, profissionais de saúde e interessados no tema. As inscrições estão abertas até o dia do simpósio no e-mail: [email protected] ou pelo celular: 84 9977 0679.

Com informações da PMN

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas