Centro Histórico de Natal recebe título de patrimônio cultural

Publicação: 2010-12-09 19:20:00 | Comentários: 0
A+ A-
A partir desta quinta-feira (9), o Centro Histórico de Natal é patrimônio cultural do Brasil. Durante reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que ocorre nesta hoje e amahhã (10) no Rio de Janeiro, a proposta de tombamento apresentada pelo Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi acatada.

A justificativa para indicação do Centro Histórico de Natal para compor o patrimônio cultural do Brasil, de acordo com o Iphan, é um "conjunto de fatores que incluem o sentimento de pertencimento da sociedade em relação a seus bens culturais". Para o Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização, há uma tendência entre urbanistas de que é no conjunto entre os monumentos antigos e o traço moderno que se pode ter, no tecido urbano, um sentido de passado.

Na proposta do Iphan, acatada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, foi sugerido o tombamento do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade, englobando a Cidade Alta e parte da Ribeira. Além disso, o Depam enalteceu a importância histórica e paisagística do rio Potengi para a cidade, valorizando, inclusive, o papel que o rio tem para o transporte de mercadorias e pessoas.


continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários