Centro Odontológico Morton Mariz presta serviço público de qualidade em saúde bucal

Publicação: 2019-09-10 14:17:00 | Comentários: 0
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Em matéria de assistência à saúde bucal na rede pública de saúde em Natal, o local mais adequado a se procurar é o Centro de Referência Odontológica Morton Mariz. Situado no bairro da Ribeira, o Centro realiza mais de 4.000 atendimentos por mês, oferecendo serviços de alta qualidade. Em sua estrutura funcional, o espaço dispõe de atendimento de urgência 24 horas, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e do Núcleo de Atendimento Básico, sendo que, para estes últimos, os usuários precisam vir referenciados pelas unidades básicas de saúde de suas respectivas comunidades.

A urgência é em “porta aberta”, ou seja, recebe pacientes de todas as regiões, a qualquer hora do dia, que estejam com lesões, fraturas, inflamação e dores permanentes. O CEO abarca oito tipos de especialidades: atendimento a pessoas com deficiência; Endodontia (Canal); Periodontia; Estomatologia (prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças da boca e estruturas anexas); Cirurgia Bucomaxilofacial; Radiologia; Odontopediatria e oferta de Prótese dentária em dois tipos: Total e Parcial removível, implementado recentemente. Já o Núcleo de Atendimento Básico, é responsável pelo atendimento a pacientes fora da área de estratégia do programa saúde da família, pacientes do grupo da população de rua, dentre outros.
Centro Morton Mariz tem atendimento odontológico especializado para pessoas com deficiência: fim da negligência e sentimento de gratidão dos pacientes
Centro Morton Mariz tem atendimento odontológico especializado para pessoas com deficiência: fim da negligência e sentimento de gratidão dos pacientes

A diretora do Centro de Referência Odontológica Morton Mariz, a cirurgiã dentista Sandra Raíssa, explica que o trabalho na unidade é muito dinâmico e a equipe de servidores é muito comprometida. São 33 cirurgiões dentistas se revezando nas escalas de atendimento em dois turnos, além dos auxiliares de saúde bucal, técnicos em radiologia, servidores da área administrativa, vigilantes e os auxiliares de serviços gerais. “Não medimos esforços para oferecer o melhor para nossos pacientes. Aqui costumamos dizer que ninguém vai ficar sem ser atendido”, conta ela.

Sandra destaca ainda as novidades que foram implementadas nas últimas semanas, ampliando o leque de serviços ofertados pela unidade: “O serviço de Prótese dentária era uma demanda que estávamos aguardando há algum tempo e, graças a Deus começamos no início de setembro. Já estamos com a agenda de consultas lotada até o final do mês. Outro tipo de atendimento importante que temos é voltado para pessoas com deficiência. É algo que poucas unidades particulares têm condições de oferecer”, destaca.

A cirurgiã dentista Áquila Dantas é uma das profissionais que atendem aos pacientes com deficiência e aponta a relevância do serviço: “Essas pessoas são historicamente negligenciadas, sofrem preconceito e não têm a devida atenção. Aqui procuramos atendê-las da melhor forma possível. É muito gratificante poder trabalhar com esse público. O sentimento de gratidão que eles demonstram também é muito especial e faz o nosso trabalho valer ainda mais a pena”. Áquila é uma das poucas especialistas na área a atuar no Estado.
Ivanizia Clécia leva o filho Kleber Lucas para ser atendido na unidade pertencente à rede de Saúde da Prefeitura e elogia: “Melhor assistência possível”
Ivanizia Clécia leva o filho Kleber Lucas para ser atendido na unidade pertencente à rede de Saúde da Prefeitura e elogia: “Melhor assistência possível”

Ela antecipa que esse atendimento será ampliado na rede pública de Natal e chegará ao Hospital Municipal. A assistência para as pessoas com deficiência também acontecerá por meio de parceria que a Prefeitura de Natal vai firmar com o Governo do Estado. Os dentistas do quadro do município especializados na área também atenderão aos pacientes no Hospital Maria Alice Fernandes.

Os usuários do CRO Morton Mariz estão aprovando os serviços. Moradora da Ribeira, Jucimária Mesquita, 58, regularmente vai ao local fazer as revisões relacionadas à sua saúde bucal. Ela elogia o bom tratamento dado pelos profissionais da unidade: “Tudo aqui funciona a contento. Todas as vezes em que precisei, tive a assistência necessária”. Ivanizia Clécia levou seu filho Kleber Lucas para ser atendido pelos profissionais da odontopediatria e também saiu muito satisfeita: “Tudo funcionou muito bem e meu filho teve o melhor atendimento possível. Não tenho do que reclamar”.

A diretora Sandra Raissa celebra o sucesso do trabalho realizado pelos profissionais da cidade e revela que muitos pacientes se surpreendem ao chegar no Morton Mariz e ver que uma unidade pública de saúde oferece serviços de tamanha qualidade. “Não é raro recebermos depoimentos de usuários que idealizam um atendimento ruim, onde falta material, demora para ser chamado, filas precisam ser enfrentadas enfim, todo aquele pensamento negativo que as pessoas ainda têm do serviço público e, quando veem de perto, mudam essa concepção. Isso é fruto do nosso compromisso em oferecer o melhor”, define ela.



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