terça-feira, 23 de abril, 2024
32.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

“Chance” bota fé no Paraná

- Publicidade -

Everaldo Lopes [[email protected]]

Nem mesmo o ABC ocupando a quinta colocação da série “B” com 20 pontos, enquanto o Paraná está na zona de rebaixamento com 10 pontos, o portal “Chance de Gol” reduz a probabilidade de vitória do rubro-negro paranaense. Os números levantados são estes: chance de vitória do Paraná  54.2%, probabilidade de vitória do ABC de apenas 19.8%, e 26.0% de empate, cada time ganhando um ponto. O ABC tem três gols de saldo, o Paraná tem três negativos. Enquanto o Alvinegro soma seis vitórias, seu rival de logo mais tem apenas duas. Há algum tempo que o time do ABC não fazia um giro tão longo: enfrenta hoje o frio do Paraná, seguindo no rumo da gélida cidade de  Novo Hamburgo, e depois “acerta as contas” com o América Mineiro, lá mesmo nas Alterosas. Em suma, um “tour”, mas pra turista nenhum botar defeito. Turista … 

E haja estrangeiros
Durante muitos anos o estatuto do Corinthians Paulista vedava a presença de jogadores estrangeiros no seu elenco de futebol. Com o tempo, diante das críticas generalizadas, o clube passou a admitir atletas não  brasileiros, apenas limitando a quantidade, até liberar geral. Agora, noticia-se que o Palmeiras está ampliando o total de estrangeiros no elenco, com a contratação do meia argentino Allione, de 19 anos, chegando a sete “oriundos”, tendo a indicação partido do treinador  Ricardo Gareca. Atualmente, o futebol gaúcho é  o que tem mais estrangeiros.

Defesa dos estaduais
Durante muitos anos, os Campeonatos Estaduais  fizeram a festa do futebol brasileiro. Fora essa competição, a segunda de caráter nacional passou a ser o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais. O futebol potiguar participou até extinguirem essa competição, definitivamente, em 1962, já que a antiga CBD havia criado o torneio  Rio/São Paulo. Os Estaduais ganharam corpo, os clássicos Fla x Flu, Ba-Vi, San-São (Santos x São Paulo), etc. De uns tempos pra cá, com a chegada e sucesso dos Campeonato Brasileiros (séries, A, B e C) a onda é pela extinção dos Estaduais, com fortes correntes favoráveis.

Defesa (2)
Os críticos batendo em cima dos campeonatos regionais vêm da  grande imprensa do Rio e São Paulo, considerando arcaicos, longe de reunir público dos anos passados quando, efetivamente, mexiam com as torcidas dos clubes de massa (Vasco, Flu, Fla, Corinthians, Palmeiras, Santos, os clássicos Ba-Vi, Gre-Nal, entre outros. Coincidência ou não, a partir do momento em que a “onda” engrossou, o Brasil passou a ver de longe a seleção ganhar um Mundial. Já perdemos as Copas de 2006, 2010 e agora a de  2014, jogando fora a maior oportunidade que era a da seleção jogar em casa. Com os Estaduais em voga, a antiga “canarinha” chegou ao penta  em 2002.

Velha guarda
O blog <noataque.wordpress.com>, o pesquisador Ribamar Cavalcante posta fotos de alguma equipes do América FC na temporada de 1967, o time campeão estadual,  no “JL”, na homenagem ao ex-goleiro Cristóvão, completando anteontem 81 anos: Cristóvão  (Dedé), Biu, Rodrigues, Berilo e Souza, Arandir, Véscio e Valdir, Bagadão, Assis e Evaldo. Era o tempo ainda do  finado estadinho do Tirol

Quebrou, pagou
Amanhã, dia do maior clássico paulista, o jogo Corinthians x Palmeiras, o assistente que não for sócio-torcedor vai pagar R$ 180,00 por uma cadeira comum, mas em compensação, o sócio paga apenas R$ 48,00. Duro, mesmo, é que o corinthiano esvazia primeiro o estádio, e logo depois é que sairão os palmeirenses, após revista para ver se tem alguma cadeira quebrada. Se tiver, ninguém sai enquanto o clube não for  indenizado.  É a velha pena de talião, isto é, quebrou, pagou. Só sai do estádio, quando pagar.   

Pisei na bola
Noticiando ontem a comemoração dos dirigentes do Alecrim FC, pelos 50 anos do bicampeonato estadual/63/64, 90 anos do primeiro título estadual em 1924 e 99 anos de fundação do “Periquito”, noticiei que o clube teria reunião especial dia 17 de julho. O certo é reunião dia 17 de agosto, na sede social. O clube tem o centenário em agosto de 2015.  

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas