sexta-feira, 3 de maio, 2024
24.1 C
Natal
sexta-feira, 3 de maio, 2024

Chance de Gol chutou pra fora

- Publicidade -

Muito se comenta na roda do futebol sobre as previsões do portal “Chance de Gol”. Esta coluna tem sido “freguesa” dos coleguinhas que há anos mantém esse serviço, sob a presidência de Marcelo Arruda. Não é fácil prever resultados do futebol, já que cada rodada dificilmente deixa de haver uma zebra. Por isso, é injusto atribuir crítica por um placar totalmente inverso ao previsto. Segundo Arruda, as previsões baseiam-se por parâmetros, estatísticas, matemática e medidas aplicadas ao futebol. Nessa última rodada da “B”, Chance de Gol acertou apenas dois resultados dos nove que previu. Vejamos: previu vitórias até certo ponto folgadas, do Guaratinuetá sobre o Oeste (saiu empate sem gol), do Sport Recife sobre o América/MG mas deu América, do Joinville sobre o Boa, e deu Boa Esporte, vitória folgada da  Chapecoense sobre o Ceará mas deu empate, previu vitória do ASA e deu América/RN, previu vitória relativamente fácil do Palmeiras sobre o Icasa, mas errou feio porque ganhou o time cearense, placar de 1×0. Acertou na previsão de ABC x São Caetano, vitória do Paraná sobre o Bragantino, vitória previsível, acertou na previsão envolvendo Figueirense x Paysandu.

Globo, um caçula atrevido?

Consolidada a participação do Globo EC, de Ceará-Mirim no Estadual/2014, pela primeira vez esse município passa a contar com um clube no Campeonato Estadual da FNF. O nome do clube não é inédito porque nos anos sessenta o campeonato da FNF contou com a presença do primitivo Globo FC, uma presença passageira, pois muito cedo o patrono da agremiação – empresário Imre Fried, desistiu de investir no futebol.  Agora, eis que outro empresário – muito mais audacioso do que o húngaro Imre, não somente coloca seu Globo no Estadual, como constrói o seu próprio estádio, um fato inédito, pelo menos no Nordeste brasileiro. 

Arena dos canaviais

Marcone Barreto, eis o novo cartola do futebol potiguar, o primeiro não somente a colocar um clube de Ceará-Mirim no Estadual, como também com o mérito de estrear chamando os futuros adversários para seu alçapão. Quem sabe, até lançando mão do nome pomposo – e muito na moda – de “Arena do canavial”, um estádio novo em folha, para lançar mão de um refrão popular, na terra dos engenhos de cana-de-açúcar. Na campanha da 2ª divisão de profissionais, o Globo disputou quatro jogos, ganhando três e empatando um, chegando à decisão ainda invicto. O treinador é Fábio Giuntini.

E haja enxugamento

Nos primórdios do futebol potiguar, quando a única competição oficial era o campeonato citadino – como o povão gostava de tratar, começava em abril e entrava pelo ano seguinte, com jogos somente nos sábados e domingos. Hoje, os tempos são outros, inúmeras serão as  competições, e a expectativa de uma inédita Copa do Mundo repleta de emoções. Prioridade absoluta, as demais disputas serão todas enxugadas, imprensadas, minimizando o número de jogos. É como se o calendário de 2014 tenha menos de 11 meses. 

E haja (2)

Como na vida real, há os privilegiados: Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Sul-americana, Campeonato Brasileiro séries “A” à “D”, Copa Libertadores, Mundial de clubes, e vai por aí. Bota enxugamento nisso. Em 2014 não será a primeira vez em que o Estadual/RN será rigorosamente enxugado. Os quase 40 dias reservados para os jogos do Mundial na Arena das Dunas, forçam a redução no número de partidas. Pode até acontecer o que ocorreu anos atrás. 

“Pé frio”

Dias atrás, escrevi qualquer coisa sobre o treinador Luiz Carlos Martins, ele que passou de passagem pelo futebol potiguar. Eis que, à frente do time do Fortaleza, Luiz Carlos mostrou seu lado sortudo, e o azarado. Ano passado, à frente do Oeste EC, Luiz Carlos veio a Fortaleza decidir uma vaga na série “B” deste ano. Conseguiu eliminar o Fortaleza  no alçapão do tricolor alencarino. Domingo, papeis invertidos, Luiz Carlos estava dirigindo o adversário do Oeste em 2012, só que na Arena Castelão. Resultado: não foi o Oeste Clube o classificado, mas o Sampaio Correa. 0  Fortaleza sobrou pela 5ª vez.

UM POEMA DE CONCRETO

Se vivo fosse, o ex-governador Cortez Pereira estaria completando, hoje, 89 anos. Foi governador do Estado, de 1971 a 75, muito ajudou para que o RN ganhasse um grande estádio, ao lado de Agnelo Alves. É dele uma frase histórica, quando denominou o colosso de Lagoa Nova  de “um poema de concreto.”

NÍVER DE ROBERTA

O casal alecrinense, professores Normando e Edilma comemora hoje a data natalícia da filha Roberta, ao lado da irmã Mircela.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas