quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Chávez chega aos 11 anos de poder com crises na Venezuela

- Publicidade -

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, comemorou esta semana 11 anos no poder. A festa do líder e de seus partidários, porém, acabou empanada por problemas na economia – como o racionamento de energia e a ameaça da disparada da inflação -, em um clima de polarização política crescente. Analistas ouvidos pela Agência Estado preveem mais dificuldades pela frente. Após enfrentar uma recessão no ano passado, o país sofre para voltar a crescer, desafio ainda maior diante dos problemas energéticos. A falta de chuvas, causada pelo fenômeno El Niño, atrapalhou a produção nas hidrelétricas, mas especialistas também criticam os anos de falta de investimentos no setor. O pior quadro ocorre na represa de Guri – em seu nível mínimo -, de onde sai mais de 70% da energia elétrica da Venezuela.

“O país está praticamente paralisado”, afirma, em entrevista por telefone, o economista Maxim Ross, diretor de uma consultoria que leva seu nome em Caracas. Segundo Ross, a desvalorização realizada no início de janeiro da moeda local, o bolívar, gerou uma situação de grande incerteza para as indústrias. “Todos estamos vendo que será um ano muito complicado para a economia da Venezuela.” O consultor diz que várias empresas estão atrasando investimentos, à espera de melhorias no setor energético. Um decreto do início do ano determinou que as companhias deveriam reduzir em 20% seu consumo de energia, em comparação com igual período de 2009. O governo brasileiro anunciou, na semana passada, que enviará uma ajuda técnica aos venezuelanos.

Em 2009, a Venezuela foi vítima da crise global, registrando queda no seu Produto Interno Bruto de 2,9%, a primeira retração em seis anos. Para este ano, Ross prevê novo período de recessão Além disso, a inflação – que, segundo números oficiais, foi de 25% em 2009 – deve subir ainda mais, passando dos 30%, estima o consultor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas