quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Chávez tem 32 pontos de vantagem na reeleição

- Publicidade -

CHÁVEZ - Boas chances de ser reeleito no próximo dia 03/12Caracas – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mantém uma vantagem  de 32 pontos porcentuais sobre seu principal adversário em sua busca por um  terceiro mandato nas eleições de 3 de dezembro, segundo uma pesquisa promovida  pela AP-Ipsos.

Cerca de 59% dos eleitores disseram que votarão em Chávez, enquanto 27% apóiam  o candidato oposicionista Manuel Rosales. Treze por cento estavam indecisos  ou não quiseram responder. A pesquisa mostrou que 57% dos entrevistados expressaram alguma preocupação  de que as pessoas poderiam enfrentar represálias por sua preferência eleitoral  – 79% de partidários de Rosales e 46%, de Chávez. Tal temor pode fazer com que os números da pesquisa sejam diferentes do das  urnas, já que alguns entrevistados podem ter tido medo de manifestar sua verdadeira  opinião.

A sondagem foi promovida entre 10 e 18 de novembro entre 2.500 eleitores entrevistados  pessoalmente em suas casas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para  mais ou para menos. A pesquisa detectou profundas diferenças entre as classes sociais, com os mais  ricos apoiando firmemente Rosales, enquanto a classe média aparecendo dividida  e os mais pobres estando solidamente ao lado de Chávez – 70% a 16%.

Os venezuelanos, apontou a sondagem, estão no geral satisfeitos com o rumo do  país, com 61% dos entrevistados dizendo que a Venezuela está no caminho certo  e 31% acreditando que ele está na direção errada. Sessenta e três por cento aprovam a administração Chávez, apesar de 66% considerarem  que o presidente é autoritário. Chávez é um aliado próximo do presidente cubano,  Fidel Castro, mas 84% dos venezuelanos são contrários à adoção de um sistema  político como o existente em Cuba.

A forma, muitas vezes bombástica, como Chávez atua no cenário internacional  é apoiada por 53% dos venezuelanos. O presidente dos EUA, George W. Bush, é  altamente impopular na Venezuela, 63% dos entrevistados têm uma visão negativa  de Bush, enquanto apenas 20% o vêem com bons olhos. Em comparação, 42% têm uma  opinião positiva sobre Fidel.

Já o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da  Silva, é bem visto por 53% dos venezuelanos. Os Estados Unidos são considerados uma ameaça militar por 51%, sendo que apenas  37% dos venezuelanos tem uma visão favorável dos EUA no geral, contra 46% para  Cuba e 28% para o Irã. Uma grande maioria, 79%, considera que há democracia na Venezuela, apesar de  46% dizerem haver hoje menos liberdade política do que no passado.

O resultado da pesquisa reforça a controvertida figura de Chávez. Enquanto 48%  acreditam que ele coloca seus interesses políticos pessoais acima dos da Venezuela,  64% afirma que ele resolve os problemas da população e 59% o descrevem como  um bom administrador. Chávez recebeu as melhores notas em suas políticas de educação, com 75% de aprovação,  e saúde, 74%, e as piores no trato da corrupção e criminalidade – 45% e 34%,  respectivamente.

A criminalidade é a maior preocupação dos venezuelanos: para 67% é o maior problema  do país, com o desemprego ficando em segundo lugar. O índice de desemprego é  hoje de pouco menos de 9%, mas 23% dos pesquisados se apresentaram como desempregados. A sondagem mostrou que os programas sociais financiados pelos recursos petrolíferos  – de atendimento médico gratuito a mercearias fortemente subsidiadas pelo governo  -, se traduzem em respaldo eleitoral para Chávez. Sessenta e oito por cento dos que foram beneficiados por pelo menos um dos programas,  ou conhecem alguém que o foi, afirmaram que votarão em Chávez, contra 23% daqueles  que não foram.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas