Chefs ocupam espaços de formação

Publicação: 2017-10-06 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Demonstrando a amplidão do tema, o Sebrae Terroir vai receber uma palestra do badalado chef Alex Atala (SP), no dia 12, com o tema “O desenvolvimento da gastronomia brasileira com o uso de produtos terroir”, às 18h. Atala, que é considerado o 5º melhor chef do mundo, foi um dos primeiros a trabalhar as qualidades do produto nacional “de raiz”, exaltando seus sabores na gastronomia contemporânea. Acesso: R$150.

Outro profissional convidado é a chef Raquel Novais (MG), que foi uma das participantes mais queridas da quarta edição do reality MasterChef Brasil. Entre as oficinas que ela ministrará estão as de massa e vegetais orgânicos (08/10), camarões orgânicos (09/10), ostras orgânicas (10/10), carne suína (11/10), tilápias (12/10), cervejas artesanais e comida de boteco (14/10).

“Terroir” pessoal
E qual o produto terroir favorito dos chefs potiguares? A master chef Irina Cordeiro indica a mandioca. “Já dizia Cascudo, a rainha brasileira além de nativa é utilizada em diversas formas”, diz.  Ângelo Medeiros, do Senac, volta a Currais Novos para atestar a ligação forte com a carne de sol. “A receita da minha avó é imbatível: carne de sol assada na pressão com um pouco de tempero completo, só ela faz”, conta.

A cozinheira e pesquisadora Adriana Lucena é fascinada pelo mel de abelha Jandaíra, feito em Jandaíra. “É feito na região desde o século 18, e deu nome ao município. Quer mais terroir que isso?”, brinca. Já Gabriela Sales, entre tantos ingredientes e temperos, se diz fã da ostra potiguar. “Tem uma salinidade perfeita. É menor que a de Florianópolis, mas muito mais saborosa”, afirma. 


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários