O mais novo Utilitário Esportivo Jeep Commander acaba de ser apresentado ao mercado automotivo natalense. O modelo chega para concorrer com o Toyota SW4, VW Tiguan Allspace e outros. Na oportunidade, foram revelados todos os detalhes do carro, que está sendo produzido na unidade fabril da Jeep em Goiana (Pe).
O novo Commander é oferecido nas versões Limited e Overland. Ambas têm opções de motor 1.3 turboflex de 180/185 cavalos de potência (gasolina/álcool) e 2.0 turbodiesel de 170 cavalos de potência.
Destaque para o conjunto óptico dianteiro com iluminação FULL LED e a tradicional grade com 7 fendas. Com o modelo totalmente revelado nas concessionárias JEEP de todo o Brasil, ficam evidentes as setas dinâmicas (as luzes se acendem em sequência), a logomarca e o nome Commander com detalhes.
Nas laterais, as colunas são largas, há vincos bem marcados e as caixas das rodas são grandes.
As rodas têm desenho exclusivo; as lanternas traseiras são estreitas, muito elegantes, têm formato horizontal e avançam sobre a tampa do porta-malas. A capacidade do bagageiro é de 233 litros (básica) e de 1.760 litros (com os bancos rebatidos). O modelo lançado em Natal é da versão “Overland” (topo de linha).
O SUV será exportado para outros países latino-americanos. Ele utiliza a base small wide, que serve ao Compass, Renegade e Pick-up Toro). Porém, é o SUV com mais recursos tecnológicos em produção na América Latina.
Na parte interna, o Commander traz algumas das novas tecnologias e recursos de segurança presentes no novo Compass.
Uma delas é a plataforma de conectividade Adventure Intelligence. Nela, há uma série de serviços a bordo e remotos, assim como wi-fi nativo e conexão 4G, recursos de inteligência artificial, controle de velocidade adaptativo com frenagem automática em caso de risco de acidente, assim como assistente de saída involuntária de faixa e aviso de ponto-cego.
O JEEP Commander entrega ainda:
Identificação de placas de trânsito, assistente de estacionamento e detector de fadiga do motorista, faróis com ajuste automático dos fachos alto e baixo, saídas de ar-condicionado e porta USB também para os passageiros dos bancos de trás. O volante é multifuncional, o painel digital é configurável, a tela da central multimídia tem 10,1 polegadas.
No painel, o acabamento tem dois tipos de material: couro preto e suede marrom com costuras Burnished Cooper. Os bancos são de couro marrom e têm detalhes de suede marrom e bordados no encosto. No descansa-braços, há a inscrição “Jeep 1941”.
Sistema híbrido leve e motor 1.3 turbo: o novo SUV de 7 lugares da Jeep vem equipado com motor 2.0 turbodiesel com 200 cavalos de potência. Há sistema híbrido leve. Isso explica os 30 cv de potência a mais ante o motor Multijet de 170 cv de potência e 35,7 mkgf utilizado no Compass.
Nesse sentido, o modelo tem conjunto elétrico reforçado de 48 Volts. Como resultado, isso reduz o nível de emissões e melhora o desempenho. O sistema gera torque de 40 mkgf.
O câmbio é automático de 9 marchas e a tração é 4×4. Ou seja, os recursos do Compass a diesel. Com o objetivo de oferecer uma opção mais competitiva diante da concorrência, o novo SUV da JEEP também tem, a exemplo do Compass, versões com o novo motor T270 1.3 turbo FLEX. Ou seja, é um 4 cilindros de 185 cv e torque de 27,5 mkgf.
Desenvolvido em Betim (MG) em parceria com o Polo Automotivo de Goiana, o Jeep Commander é o único SUV de grande porte projetado no Brasil.
Quando do seu lançamento nas concessionárias VNZ e PG Prime, de Natal, o modelo foi muito elogiado e mais de 120 vendas foram efetuadas.