“Procuramos deixar os preços do modelo aventureiro do HB20 ainda mais competitivos nessa fase de início das vendas. A versão de entrada estava mais em conta do que na geração anterior e conseguimos reduzir de R$ 900 a R$ 1.600 os preços previamente informados das versões superiores. Nossa intenção é ter uma participação maior do HB20X Nova Geração nas nossas vendas até o fim deste ano”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.
Destaques
A nova geração do HB20X tem design ousado, que segue a identidade visual da Hyundai:esportividade comlinhas fortes e elementos marcantes como a grade em cascata e os novos faróis com light guide em LED, além do teto flutuante, marcado pelo detalhe em preto na coluna “C”. O concept-car”Saga EV”, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, adiantava muito do visual do novo HB20X. No interior prevalece o requinte como evolução da geração anterior. Os bancos são maiores e mais confortáveis, com detalhes esmerados de acabamento. O espaço interno é maior, com mais 10 mm de largura na altura dos ombros e, no banco traseiro, acréscimo de 47 mm na distância livre em relação aos bancos dianteiros. Em altura, mais 5 mm para os ocupantes da 1a- fileira e mais 12 mm na 2a- fileira. A versão aventureira ficou com visual mais robusto, com para-choques agressivos. Na traseira e nas laterais, o estilo radical se mantém, com molduras assimétricas nos para-lamas, rack de teto, rodas de 16 polegadas diamantadas e difusor traseiro off-road com refletores. São cinco cores para o HB20X: Branco Atlas (sólida), Prata Sand, Prata Brisk, Cinza Khaki (metálicas) e Verde Amazon (perolizada).
Na cabine, as novas linhas horizontais combinam com os acabamentos em preto no interior compondo com pequenos detalhes em laranja. Os bancos em couro cinza escuro têm linhas de costura verticais no encosto e no acento, acompanhando o design do painel, e as costuras laterais são laranja, assim como os detalhes em contraste do interior.
Tecnologia e segurança
Em todo o painel é possível encontrar itens inéditos que priorizam conforto e segurança. À esquerda do motorista estão os botões de ativação de todos os sistemas de segurança ativa do HB20X, desde o sistema de alerta e frenagem autônomo e o alerta de mudança de faixa, até os controles de tração e estabilidade (TCS e ESP).
No console central, destaca-se a nova central multimídia blueMedia® de 8″, além do ar-condicionado com mostrador digital, da porta USB de carregamento rápido e do botão de partida do motor. Ainda falando de conforto, itens como piloto automático com limitador de velocidade, chave presencial Smart Key, sistema Stop&Go de parada e partida automática do motor, assistente de partida em rampa (HAC), monitoramento de pressão de pneus (TPMS) e câmera de ré com monitoramento da traseira (DRVM) fazem parte da longa lista de tecnologias a bordo na nova geração do HB20X.Toda a linha HB20 conta com cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os passageiros, fixação ISOFIX, 2airbags frontais, com mais dois laterais nas versões Diamond e Diamond Plus, freios ABS e EBD.
Motorização
Há uma única opção de motor,o 1.6 de 130 cv/ 16,5 kgf.m, o mesmo do Creta 1.6, com comando variável duplo de válvulas com 2 cavalos a mais.
Conectividade e conforto
No HB20X há duas entradas USB e uma tomada de 12v dentro do porta-objetos no centro do painel. Na porta identificada com um raio, é possível realizar o carregamento de smartphones.
Frenagem autônoma
O sistema de alerta e frenagem autônomo age quando há pedestres ou veículos adiante e o condutor não age para evitar a eventual colisão. Através de uma câmera instalada na frente do espelho retrovisor e com auxílio do controle de estabilidade (ESP), o HB20X aciona o freio. Até 50 km/h, o sistema efetua a parada completa antes do impacto.
O alerta de mudança de faixa utiliza a mesma câmera instalada no para-brisa para chamar a atenção do motorista com aviso sonoro e visual, caso o carro saia da faixa de rolamento. Por meio de uma função de “memória”, esse sistema consegue estimar a linha correta de condução e permanece efetivo mesmo quando há ausência das faixas de rolamento pintadas na pista.
Plano de manutenção