quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Chikungunya teve quatro mil casos a mais este ano

- Publicidade -
O Rio Grande do Norte registrou um aumento de 4.060 casos de Chikungunya a mais em 2019, em comparação ao ano de 2018. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nesta terça-feira (22).
De acordo com o boletim epidemiológico, de 1º de janeiro até 5 de outubro deste ano fora notificados 13.355 casos suspeitos, com 5.276 confirmações. Já no mesmo período de 2018 foram 3.294 casos notificados e 1.216 confirmações.
Já em relação aos casos de Zika vírus, em 2018 foram notificados 478 casos prováveis da doença no estado e 57 confirmações. Em 2019, são 1.088 casos notificados, porém nenhum confirmado até o momento.
A Sesap orienta a realização das ações de prevenção e educação em saúde executadas pelos municípios, bem como orienta e supervisiona o trabalho realizado pelos agentes de endemias para controle do vetor, o mosquito Aedes aegypti. Além disso, são realizadas as operações de aplicação do inseticida por meio dos carros fumacê, que devem ocorrer apenas quando houver necessidade do controle de surtos e epidemias por arboviroses.
A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi, destaca que municípios e a população têm um papel essencial na prevenção dessas doenças. “É necessário que todos tomem as medidas de prevenção à proliferação do mosquito: receber o agente de combate às endemias em suas residências, eliminar água de vasos de flores, tampar tonéis e tanques, não deixar água acumulada, lavar semanalmente depósitos de água, manter caixas de água e tanques devidamente fechados e colocar o lixo em sacos plásticos, mantendo a lixeira fechada, entre outras”.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas