terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Chile confirma 795 mortos vítimas do terremoto

- Publicidade -

Pelo menos 795 pessoas morreram no Chile em consequência do terremoto do último sábado (27) e da série de abalos registrados em seguida, segundo os últimos dados oficiais. As áreas mais afetadas estão no Sul e Centro do país. Os números mais alarmantes se concentram na cidade de Maule que identificou 589 mortos e 19 desaparecidos. A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou que enviará ajuda humanitária para os chilenos.

Na tentativa de conter o avanço da onda de saques ocorridos em todo o país, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, ampliou o toque de recolher em vigor nas regiões atingidas. As pessoas só poderão circular durante seis horas por dia, entre as 12h e as 18 horas.

O toque de recolher está em vigor em Concepción, segunda maior cidade do Chile, Talca, Cauquenes e Constitución. Em todas estas cidades houve saques e violência. A presidente anunciou ainda que 14 mil homens farão a segurança nas áreas mais críticas. Com isso a expectativa do governo é conseguir reduzir os choques entre segurança pública e população.

De acordo com Bachelet, a situação no país está sob controle, mas prometeu agir com severidade para conter os saques e a violência. O Ministério da Educação chileno anunciou ainda que distribuídas refeições para 80 mil pessoas, numa primeira etapa, e a meta é atender a 600 mil vítimas. A ideia é fornecer café da manhã, almoço e jantar.

Aproximadamente 1,5 milhão de casas foram destruídas, assim como estradas e prédios públicos e privados. Cerca de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelo tremor. As estimativas indicam que 1,5 mil pessoas estão sem energia e 800 sem água.

Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve ontem (1’º) em Santiago, o governo brasileiro enviará dois helicópteros, um hospital de campanha da Marinha e uma equipe com 22 médicos, enfermeiros e auxiliares para o Chile.

Fonte: Agência Brasil

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas