quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

China não se sente culpada pela crise

- Publicidade -

Pequim – A China não pode ser considerada culpada pelas quedas  das bolsas de valores ao redor do planeta, pois mantém controles de capital  e seu mercado acionário é reduzido. A afirmação é do presidente da Comissão  Nacional para o Desenvolvimento e Reforma, Ma Kai. “Em comparação com bolsas  de outros países, o mercado chinês é pequeno”, disse ele. 

Os comentários de Ma coincidem com as declarações de Shang Fulin, chefe do organismo  responsável pela regulamentação do mercado de capitais, na segunda-feira. “Não  tornamos o yuan totalmente conversível na conta de capital. Portanto, o mercado  de ações da China não pode ter um impacto tão grande nos mercados globais”,  reforçou Ma. 

No dia 27 de fevereiro, o índice Xangai Composto, o mais importante da bolsa  chinesa, despencou quase 9%, arrastando os mercados acionários do mundo todo.  No mesmo dia, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) caiu quase 7%. Ma disse  que os países atingidos precisam buscar, dentro de suas economias, as razões  para a volatilidade dos mercados. 

Em visita à Coréia do Sul, o secretário do Tesouro dos  Estados Unidos, Henry Paulson, disse estar confiante na economia global. Ele  qualificou-a de robusta e livre de uma inflação maior. “Temos uma economia global  muito forte”, afirmou. “Temos baixa inflação e elevados níveis de liquidez.  Por isso, me sinto confortável.” Paulson, que faz uma viagem pela Ásia, está agora na China. Um dos assuntos  de sua visita será a valorização do yuan.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas