sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Chuva boa e geral

- Publicidade -

O final da semana foi de chuvas em todas as regiões do Estado com registros em mais de 100 municípios. Em alguns deles com acumuladas (da sexta-feira, 11, para o amanhecer de ontem, 14) de mais de 100 milímetros, como aconteceram em Maxaranguape, 142, Triunfo Potiguar, 136, Parnamirim, 122, São Miguel do Gostoso, 120, Acari, 117 e São Rafael, 110. Muitos municípios com chuvas além de 90 mm. Choveu praticamente em todos os municípios do Oeste e do Seridó. Na região do Cabugi, o município mais chovido é Lages, historicamente tido como um dos mais secos do Rio Grande do Norte. Com acumulada deste final de semana, em torno de 92 mm, Lages  já chega este ano a 613 milímetros.

Alcançando os meados de abril, já se pode dizer que o inverno espalha-se também por toda zona do Agreste, pegando as regiões do Trairi, do Potengi e do Mato Grande e aceirando os tabuleiros litorâneos onde as chuvas geralmente esticam até junho e julho. No Potengi e no Trairi, há muita água acumulada em seus açudes e barragens e muita lavoura plantada. A região Oeste é a mais chovida. Cinco de seus municípios já passaram dos 1 mil milímetros: São Francisco do Oeste, 1.080, Martins, 1.064, Portalegre, 1.063, Viçosa, 1.008 e Riacho da Cruz, 1.002.

O Seridó está com quase  todos seus grandes reservatórios sangrando. Água armazenada para muito tempo na frente, dois, três anos.  Quatro de seus  municípios já passaram dos 800 milímetros de chuvas como Serra Negra, 872, Timbaúba dos Batistas, 828, Florânia, 821 e Santana do Seridó, 802. Outros estão na casa dos 700 milímetros: Lagoa Nova, 783, Ouro Branco, 774, Cerro-Corá, 730, Santana do Matos, 725, Ipueira, 722, Caicó (Emater), 718. São números da Emparn.

As previsões dos meteorologistas são de que as chuvas continuarão  caindo com boa intensidade  nessas duas regiões até final de  de maio. É possível que até lá o pessoal da Emparn inclua em seus mapas de chuvas o município de Assu. Com dois esses ou  com cecedilha. Mesmo com as inundações do grande vale e  a sangria espetacular da Barragen Armando Gonçalves Ribeira, Assu (ou Açu) não aparece nos boletins da Emparn.

Livros da UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte incluiu na programação de seus 50 anos um plano editorial. Pretende reeditar obras de nossos principais autores na área da Memória, da Poesia, da História, da Biografia, por aí. Boa idéia.

Vários títulos já foram postos na mesa e outros aguardam sugestões de pessoas do ramo que estão sendo consultados pela Reitoria.

Na área da Poesia, uma das sugestões é editar a obra completa de Luís Carlos Guimarães. Outra, Myrian Coeli da Silveira.  Na Coleção Câmara Cascudo (Memória e Biografias), aparecem Vida Breve de Auta de Souza, Vida de Pedro Velho e Nosso Amigo Castriciano, todos de autoria de Cascudo. Na Coleção Resgaste Cultural: História de uma Campanha, de Edgar Barbosa; Província Submersa, de Octacílio Alecrim.

Pesquisas

Com as chuvas, começam a sair as pesquisas eleitorais por estas bandas de Natal terra de Poti mais frívola. Tem pesquisa para todos os gostos e para todos os preços. Por enquanto elas acontecem no rastro da eleição de Prefeito, um cenário que promete muita emoção e muito gemido

Livro

Será amanhã, coisa das 19 horas, na livraria Siciliano, do Miduei, o lançamento do livro de Manoel Onofre Júnior, “Portão de Embarque”. E nele o leitor vai viajar com o escritor da Serra de Martins  por estes brasis afora. A edição é do Sebo Vermelho.

Almoço do Guzerá

O Núcleo de Criadores da Raça Guzerá no Rio Grande do Norte reuniu-se sábado na Fazenda São Domingos, onde Sílvio Eduardo Gadelha Simas Procópio cria um dos melhores plantéis zebuinos do Estado. A fazenda, do espólio do avô, Orlando Gadelha Simas, tem a sua sede encravada na junção de três municípios: São José de Campestre, Serra Caiada e Boa Saúde. Como o rio Trairi está com cheia, o viajor, conduzido por Rodrigo Madruga,  teve que dar várias voltas por estradas de barro, ziguezagueando por aqueles caminhos do Agreste, até chegar nos  alpendres de São Domingos. Mas compensou.

Guzerá bonito de se ver,  já engordando, pasto formado, chão molhado (em alguns pontos encharcado mesmo), um churrasco com direito a todas as carnes e a boa prosa. Lá estavam Kleber Bezerra, Roosevelt Garcia, Geraldo Alves, Evaldo Reis, José Pompeu dos Santos, Jorian Matias, Dinarte Patriota Filho, Henderson (Majorzinho) Abreu, Rodrigo Melo, Marcus Vinícius Gondim, Rodrigo Maranhão, que está organizando o Leilão das Águas, este mês ainda no Parque Aristófanes Fernandes, e Orlando Cláudio Gadelha Simas Procópio, criador de Sindi, cujo plantel eu vi do outro lado da cerca, e  mais o velho Cláudio Procópio, gente boa da minha velha guarda, que não cria nem Guzerá e nem Sindi, mas soube criar os dois meninos Sílvio Eduardo e Orlando Cláudio.

Medalha

A senadora Rosalba Ciarlini Rosado vai receber a Medalha do Mérito Social Maria do Céu Fernandes, criada pela Assembléia Legislativa do Estado, para homenagear personalidades por “relevantes serviços prestados ao Rio Grande do Norte.”. A entrega está marcada para o dia 25 deste mês, às 10 horas em sessão especial.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas