sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Chuva de festas juninas

- Publicidade -

É no período das festas  de junho que as ruas ficam decoradas com bandeirinhas, o cheiro de fogueira toma conta do ar, o forró pé-de-serra vira trilha sonora e uma variedade de quitutes regionais enriquecem as mesas das famílias. Neste último final de semana de junho não será diferente. Com uma programação cultural diversificada e gratuita, Natal e Mossoró estarão repletas de atrações que atendem a todos os gostos.
Festivais temáticos unem tradição junina, comida e arte, oferecendo entretenimento nas ruas de Natal e Mossoró
Com jeito de quermesse, mas com estrutura de evento contemporâneo, o Festival Gastronômico Junino une num mesmo caldeirão sabores nordestinos e sonoridades típicas desse período. O evento ocupa pelo segundo ano seguido a quase centenária praça Pedro Velho, em Petrópolis, com uma diversificada programação que vai até domingo (28), das 18h às 00h, sempre com entrada gratuita.

Jeito de quermesse, mas com estrutura de festival, o Festival Gastronômico Junino une num mesmo caldeirão sabores nordestinos e sonoridades típicas desse período. O evento ocupa pelo segundo ano seguido a quase centenária praça Pedro Velho, em Petrópolis, com uma diversificada programação que vai até domingo (28), das 18h às 00h, sempre com entrada gratuita.

Na parte gastronômica, crianças e adultos podem degustar e conversar nas tendas de restaurantes, bares e quiosques com variado cardápio regional e também internacional. No Pavilhão dos Orgânicos o público ainda vai poder conhecer produtos gourmet fabricados por pequenas empresas do RN.

A grande novidade deste ano é sem dúvida a Cozinha Show, uma estrutura com amplo espaço para plateia onde serão realizadas oficinas ao vivo e palestras com pesquisadores da culinária nordestina e cultura junina brasileira.

#SAIBAMAIS#No cardápio musical, o forró de raiz será o principal ingrediente. No coreto montado no centro da praça diversos artistas e bandas locais comandarão a noite, que será completa com apresentações de dança e quadrilhas juninas.

PROGRAMAÇÃO
Na sexta, passam pela Cozinha Show a chef Gláucia Veras, que vai preparar gostosuras típicas de boteco para o São João;  o chef Fernando Gomes, da distribuidora Eloi Chaves, que ensinará a preparar mousse de tapioca ao caramelo e crocante de castanha; e os chefs do restaurante Camarões  irão ministrará a oficina “Sabor do Saber”. No coreto, comandam a festa Fabiano Barbosa e as Nordestinas.

No sábado, a pesquisadora e chef Adriana Lucena promete mapear a história da cultura junina no Brasil; o chef Rodrigo Santana prepara uma versão moderna do clássico baião de dois;  Ângelo Medeiros, professor e pesquisador do Senac Barreira Roxa, fará uma releitura moderna de um São João em família. Adepto das receitas familiares, Ângelo vai aproveitar a oficina para convidar a mãe e a avó, que juntas irão preparar uma receita familiar da canjica. “Eu pretendo apenas dar um toque contemporâneo na finalização do prato“. Após a oficina, entre o chef francês François Schimitt com seu prato “La Minuta”, que consiste em uma receita elaborada utilizando ingredientes que sobraram da cozinha. No coreto, a animação fica por conta de Arleno Farias e Jaine  Elne.

No último dia do festival, 28, alunos de gastronomia do Senac comandam uma oficina surpresa voltada para o público infantil; e a chef cozinheira Dona Adalva, do Paçoca do Pilão, vai ensinar a fazer a famosa paçoca de carne de sol original que encantou chefs do mundo todo. Para fechar a noite, Jarbas do acordeon, seguido pelo trio Forró Meirão (Meirinhos do Forró) colocaram o público para dançar.

A música na ‘Cidade Junina’
No mês de junho Mossoró é tomada por turistas de várias partes do Brasil que vêm conhecer uma das maiores festas juninas do país. Neste final de semana não será diferente. Até domingo o corredor cultural da cidade estará repleto de atrações que vão animar moradores e visitantes nesses últimos dias de programação do evento. E o melhor, é tudo gratuito.
Na Estação das Artes Elizeu Ventania acontecem os grandes shows: Luan Santana e Lagosta Bronzeada, na sexta-feira (26), e Dorgival Dantas e Waldonys, no sábado (27).

Quem preferir dançar um legítimo forró pé-de-serra, o lugar é o Memorial da Resistência, com trio de sanfoneiros animando os presentes.

Na Praça de Eventos é onde os visitantes podem curtir a feira de comidas típicas e de artesanato local, bem como o festival de violeiros.

No entorno da Capela de São Vicente a atração é a “Cidadela”, espaço cenográfico com várias réplicas de casas de Mossoró dos anos 20. No local há bares, palco com shows alternativos, espaço com brinquedos e brincadeiras populares, além do Burro Táxi e o bastante procurado Pau de Arara Eletrônico.

Chuva de Balas de fôlego renovado
É no Adro da Capela de São Vicente que acontece um dos maiores diferenciais da programação do Mossoró Cidade Junina, o espetáculo musical “Chuva de Bala no País de Mossoró”, que neste ano chega a sua 14ª montagem com fôlego renovado.
Neste ano o espetáculo ganhou novos ares com a chegada da diretora Diana Fontes, quarto nome a assumir o musical desde sua criação – Antônio Abujamra, em 2002, João Marcelino, de 2003 à 2007 e de 2009 à 2014, e Eliéser Rolim, em 2008.
Efeitos visuais, criados por Wil Amaral dão ,o complemento cênico interessante nesta nova versão do Chuva de Bala, dirigido por Diana Fontes
Encenado ao ar livre no local real da batalha, a frente da Capela de São Vicente, o espetáculo narra com traços de fantasia a história que se tornou símbolo da coragem e resistência do povo mossoroense.

A plateia é convidada a voltar a 1927, ano em que o Nordeste convivia com o medo dos violentos ataques do bando de Lampião. Ao decidir invadir Mossoró, os cangaceiros se deparam com a bravura de uma população determinada a defender sua honra com a própria vida.

O principal incremento na montagem atual são os efeitos visuais, criados por Wil Amaral. Pela primeira vez foi usada projeção mapeada na faixada da igreja. Outra novidade é um toque pessoal da diretora, que acrescentou à história original escrita por Tarcísio Gurgel uma rápida passagem com a professora Celina Guimarães, mossoroense que viveu esse período e que no ano seguinte se tornaria a primeira mulher a votar no Brasil.

Com R$ 470 mil de orçamento, o musical conta com 50 atores locais em cena. A trilha sonora é assinada por Danilo Guanais, Fábio Monteiro e Gideão Lima, com arranjos de Eduardo Taufic.

O Chuva de Bala no País de Mossoró segue até o dia 28 de junho, com apresentações sempre às 21h, mas é importante chegar cedo para não ficar sem lugar.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas