sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Chuva e seca provocam emergência no interior do Estado

- Publicidade -

SOLUÇÃO - Plano de contenção vai acabar com enchentes do Jundiaí

O governador em exercício Iberê Ferreira de Souza assinou decretos homologando situação de emergência em cinco municípios do Rio Grande do Norte por causa das intempéries climáticas. Dois deles pelos estragos provocados por fortes chuvas e os outros três em função das dificuldades criadas pela estiagem.

Em Macaíba e Brejinho a situação emergencial foi provocada pelas chuvas caídas no mês passado e que chegaram a alagar o centro da cidade, danificando as estradas de acesso às comunidades rurais. Em Macaíba já choveu este ano 965 milímetros. Está dentro da média anual. O problema foram as enchentes do dia 18 de junho.

Da nova safra de municípios que tiveram os decretos de emergência homologado ontem, a situação mais grave é a de Santana do Matos, onde a coleta de dados pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) mostra como foi irregular o inverno deste ano no do Rio Grande do Norte. A Emparn faz o acompanhamento em três localidades distintas. Na comunidade Barão da Serra Verde foram 387,5 milímetros; no centro da cidade as chuvas alcançaram 502 milímetros de 1º de janeiro até ontem, e no distrito de São José da Passagem foram apenas 185 milímetros. A média história da região central fica em torno de 600 milímetros anuais.

Em Santa Cruz, reduto eleitoral do vice-governador Iberê Ferreira de Souza, a temporada das chuvas ainda não terminou. O acumulado de chuvas é de 580 milímetros. Apesar disso, os reservatórios não conseguiram tomar um bom volume de água, comprometendo o abastecimento de água nas áreas rurais.

As chuvas que caíram na Grande Natal na madrugada de ontem, voltaram a causar problemas em Nova Parnamirim. As águas abriram um buraco na rua Sandoval Tavares, paralela à Campina da Boa Esperança, onde uma grande voçoroca, conhecida como “Cratera da Mahatma Gandhi”, está sendo recuperada pela prefeitura com recursos emergenciais do Ministério das Cidades e contrapartida da administração municipal. A chuva de ontem em Parnamirim foi de 90 milímetro, elevando para 1.316 o acumulado no ano no município.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas