Chuva mata 124 pessoas no Japão; tufão atingirá Taiwan

Publicação: 2018-07-10 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
As autoridades do Japão atualizaram o balanço de vítimas no país em decorrência de inundações e deslizamentos causados pelo recorde de chuva na região ocidental. São pelo menos 124 mortos e 60 desaparecidos. Duas pessoas localizadas estão em estado grave.

Desde a última quinta-feira (5) chove intensamente no país, sobretudo nas cidades de Hiroshima e Ehime, nas quais casas foram destruídas e há vários deslocados na região.

O primeiro-ministro, Shinzo Abe, cancelou viagem à Europa e ao Oriente Médio, para coordenar pessoalmente as tarefas de ajuda às vítimas e visitar as regiões afetadas. Soldados das Forças de Autodefesa (Exército), da polícia e dos bombeiros comandam as operações de resgate.

No fim de semana, as autoridades japonesas chegaram a recomendar a retirada de 5,9 milhões de cidadãos de 19 cidades. Mais de 30 mil pessoas passaram a noite em refúgios. Em 2011, houve o tufão Talas, que deixou 98 mortos no centro do país.

Taiwan
Mais de quatro mil pessoas foram retiradas da Ilha das Orquídeas em decorrência da chegada do supertufão Maria, previsto para a madrugada desta terça-feira, 10. As informações foram divulgadas pelo Centro Metereológico Nacional. Um grupo foi convocado pelo governo local para ficar de alerta para avaliar os danos causados pelo fenômeno natural.

Conforme previsto pelo serviço de metereologia local, há 80% de chances do supertufão atingir as áreas urbanas de Taiwan, Taipé e Nova Taipé, além de regiões próximas. São esperadas rajadas de vento de até 244 quilômetros por hora e há alerta para tempestades e deslizamentos de terra.

A companhia aérea japonesa Peach anunciou cancelamento de diversos voos e outras devem cancelar também.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários