sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Chuva que chega

- Publicidade -

No amanhecer de ontem teve a notícia retumbante da pancada de chuva ocorrida no município paraibano de Frei Martinho, que faz divisa com Currais Novos, do lado de cá da gente. Aliás, tudo ali é Seridó: Seridó paraibano, Seridó potiguar. A chuva foi de 121 milímetros! Noticia confirmada pela AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas), do governo da Paraíba, em seu boletim de ontem. A chuva chegou a outros municípios vizinhos de cerca, mas com intensidade bem menor: Picuí (que faz divisa com Carnaúba dos Dantas), 21 milímetros, Nova Palmeira (onde nasceu a grande poeta Zila Mamede), 18 milímetros, Baraúna, 10 e Pedra Lavrada, 4 milímetros.

Essa chuva paraibana não é fato isolado. Desde de domingo chove no Piauí e no Ceará, em alguns lugares chegando a 90 milímetros, como ocorreu terça-feira em Arendá, região da Ibiapaba, que faz divisa com o Piauí.  Choveu em mais de vinte municípios cearenses no dia 16 e, ontem, 17, a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia) registra mais chuvas, inclusive na região do Cariri (Santana do Cariri, 18 milímetros, Penaforte, 12, Brejo Santo, 5). As chuvas cearenses estão mais concentradas nas regiões da Ibiapaba, Sertão Central e Cariri. Há previsões para hoje na região Jaguaribana, que faz divisa com o Rio Grande do Norte.

Andei debulhando os jornais e blogues do Piauí. Encontrei esta nota no Portal O Dia:

– O B-R-O-Bró, que compreende os meses de setembro a dezembro, é conhecido por ser o período mais quente do ano. A previsão meteorológica aponta que na segunda quinzena de outubro haverá indícios de chuvas no Piauí, principalmente na região Sul do Estado.

– O climatologista Werton Costa explica que as garoas que caíram esta semana em Teresina e em outros municípios do interior do Estado são o início da pré-estação, que antecede o período chuvoso: “Estamos no meio do B-R-O-BRó. Isso não representa o período chuvoso tradicional, pois este só tem início lá para o começo de dezembro. Por enquanto são apenas chuvas em pequenas quantidades. Que é normal para o mês de outubro. ”

No saite do Climatempo, destaquei esta nota:

– A passagem de uma frente fria pelo sul da Bahia estimulou a mudança na circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera. A umidade voltou a se espalhar por áreas do interior nordestino permitindo a formação de nuvens carregadas e chuva foi volumosa nas últimas 24 horas. O risco de temporais permanece alto pelo menos nos próximos dois dias.

– A notícia é boa e traz alívio para os agricultores e moradores da região. As condições para a formação de nuvens de chuva permanecem altas ainda no decorrer desta terça e durante a quarta-feira. A previsão é de mais chuva e temporais sobre o centro-sul do Maranhão, centro-sul do Piauí, centro-oeste e norte da Bahia e o sertão de Pernambuco. Pancadas de chuvas também no Ceará e na Paraíba, Sergipe e Alagoas.  O Rio Grande do Norte é o único estado que não deve receber chuva nos próximos dias, apesar do aumento da umidade pelo interior do Nordeste. ”

Lendo essas notícias de chuvas em outubro me veio à memória o diário do velho coronel sertanejo Manoel Antônio Dantas Correa, pastorador de nuvens, cujas anotações foram registradas pelo bisneto Phelippe Guerra em seu livro “Secas Contra a Seca” (Mossoró, 1909). Corria o ano de 1901. Está lá anotado no diário do coronel:

“Em outubro continuam a ser vistos relâmpagos pra cima; há notícias de boas chuvas para o Cariry, e de algum açude cheio mesmo aqui pelo sertão; e de haver corrido o Piranhas; à 19 bonito relampejar ao sul, e no fim do mês continuam os preparos de futuro inverno: trovões, relâmpagos, nuvens, etc.”

O mestre Ambrósio, lá das ribeiras do Potengi, diria comovido:  Amém!

Doutor Sylvio
No começo da noite de hoje, coisa das 18 horas, será inaugurada no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, onde acontece a Festa do Boi, a estátua do Governador Sylvio Piza Pedroza, homenagem da Anorc (Associação Norte-Rio-Grandense de Letras) ao idealizador e construtor do Parque. Governou o Estado de 1951 a 1956. Foi prefeito de Natal, deputado federal e pertenceu à Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, onde ocupou a cadeira 1, cujo patrono é o Padre Miguelinho. Atual ocupante: Cláudio Emerenciano.

A estátua foi executada pelo escultor Ery Medeiros. Em nome da Anorc falará o engenheiro e agropecuarista, ex-deputado estadual Kleber Bezerra, e em nome Academia, seu presidente Diógenes da Cunha Lima.

Quinta Jurídica 
Hoje é dia da Quinta Jurídica, evento que acontece no auditório da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, a partir das 19 horas. Tema: “A (in) constitucionalidade da candidatura avulsa.

São palestrantes: a professora Ana Beatriz Presgrave, da UFRN, e a Procuradora da República, Cibele Benevides.

Leilão 

Na programação da Festa do Boi, a grande atração de hoje à noite é o leilão da raça Sindi, começando coisa das 20 horas.

Livro 

Anote em sua agenda: sábado, 20, a partir das 10 horas, haverá o lançamento do livro Nísia Floresta (Memória e História da Mulher Intelectual do Século XIX), de Laura Sánchez e Rute Pinheiro. Será na rua Cel. Milton Freire, 2924, Capim Macio, em frente ao Versalhes.

Durante o lançamento haverá um bate-papo com as autoras mediado pela escritora e poeta Diva Cunha. O livro, editado pela editora Epígrafe, do Paraná, tem prefácio de Constância Lima Duarte.

Mais livro 

E hoje à noite as tribos vão se encontrar no Espaço Chiriboga, do Miduei, para o lançamento do livro de Geraldo Batista de Araújo, Moleque do Acari II.  Começa ás 17h30.

Política 

Deu na coluna BR18, do Estadão:

– Depois de mandar para o inferno os que o “coagem moralmente” para que tome uma posição “em nome da democracia”, em razão de se posicionar contra Jair Bolsonaro, mas não a favor de Haddad, Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta quarta-feira, 17, que a porta do diálogo com o petista está “enferrujada”. Disse mais:

“Essa porta está enferrujada. E eu acho que a fechadura enguiçou. A população hoje, cada um, vota à vontade. O peso que os partidos têm hoje é relativo. As pessoas estão tomando hoje ´posição independentemente de apoio.”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas