quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Chuvas alteram roteiro do RN 1500

- Publicidade -

As chuvas que caem no Rio Grande do Norte intensamente desde o início do mês de abril não modificaram somente a cor da vegetação no interior do estado. O volume de água bloqueou estradas, pontes, e tornou impossível o tráfego de veículos em certos pontos de muitos municípios. A equipe de levantamento do Rally RN 1500 (www.rn1500.com.br), que começa no próximo dia primeiro de maio, precisou trabalhar dobrado este ano. Isso porque o roteiro original, traçado com antecedência, foi completamente alterado. Os quatro dias de prova foram modificados para evitar complicações. Mesmo assim, os competidores ainda vão encontrar muita água pela frente.

Caio César, o “Cuíco”, é um dos responsáveis pela checagem do levantamento. Segundo ele, municípios como Sítio Novo, Lajes, Florânia, Macau e Pendências, dentre outros, ficaram impossibilitadas de receber a prova devido ao volume de água em alguns pontos. “Preferimos desviar, e refazer a prova para evitar complicações ou depender do clima até o dia do rally”, explica o diretor técnico do RN 1500, Deco Muniz. “A prova vai estar ainda mais emocionante, e vai ser um diferencial para quem estava acostumado com o clima seco que sempre tivemos no RN 1500”, disse o organizador Kleber Tinoco.

A caravana do rally começa desviando dos trechos alagados logo no primeiro dia de prova. No dia primeiro de maio, carros motos e quadricíclos largam do Natal Shopping em direção a Serrinha, distante 89 quilômetros da capital. O local original de largada da especial de velocidade era Sítio Novo. O trecho cronometrado tem 77 quilômetros e só termina na cidade de Japi. Nesse dia, os pilotos precisam acelerar forte e também reduzir em locais travados com muita pedra e areia. Em certos locais, será preciso cruzar riachos.

O segundo dia começa em Currais Novos, passando por Cerro Corá, Angicos e Afonso Bezerra. Os terrenos são variados, com pedra, areia, piçarra e alguns pontos de mata. Serão 125 quilômetros de especial de velocidade. O dia termina em Guamaré, onde será a largada do terceiro dia. Mulungu e Afonso Bezerra fazem parte dos 110 quilômetros de especial desse dia, com duna, areia, estrada de terra, piçarra, mata e algumas áreas de mata. Será o dia com maior variedade de terrenos, inclusive bem sinuosos. No final do dia, a caravana retorna a Guamaré.

Finalizando a edição 2008, a largada será novamente de Guamaré no quarto e último dia. Segue até Caiçara pela beira-mar. O dia é considerado o mais difícil tanto para pilotos quanto para navegadores, devido às dunas e areia pelo caminho. O Rally RN 1500 em sua décima primeira edição é valido pela terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para motos e quadricíclos, além de ser homologatório para o campeonato brasileiro de carros em 2008. A prova vai contar com pilotos e navegadores de várias partes do país. As inscrições para a prova podem ser feitas pelo site www.webventure.com.br ou pelo link no site oficial da prova www.rn1500.com.br. O telefone do “Mundo Rally”, no Natal Shopping, é o (84) 3217-4252.

Inscrições ainda podem ser realizadas

Poucos dias para o início da Odisséia potiguar! Serão quatro dias de aventura e muitas disputas pelas trilhas, obstáculos e passando por cartões postais inesquecíveis durante a 11ª edição do Rally RN 1500, entre os dias 30 de abril e quatro de maio. A organização promete 1300 quilômetros com uma grande diversidade de terrenos: pedras, areia, água, cascalho, dunas e beira-mar. As inscrições estão na reta final e os interessados têm apenas uma semana para garantir uma vaga na prova. A organização espera a presença de cerca de 70 motos, 20 quadriciclos e até 25 carros 4×4. A inscrição pode ser feita pelos sites: www.rn1500.com.br ou www.webventure.com.br .

Por causa das chuvas que fizeram todos os reservatórios do Rio Grande do Norte transbordarem, alcançando índices históricos, a organização permanece na trilha para garantir as melhores opções de percurso para os competidores. “Estamos trabalhando para manter a segurança e a qualidade da prova. Diferente dos outros anos, os competidores poderão conhecer o sertão molhado e com muita vida e verde”, comentou o diretor-geral do RN 1500, Kleber Tinôco. Pilotos de motos e quadriciclos de todo o Brasil participarão da prova que será válida pela terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, pela Confederação Brasileira de Motociclismo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas