quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Chuvas de fevereiro

- Publicidade -

Woden Madruga
[email protected]

Chove muito em Natal no meio da tarde desta sexta-feira, 16, dia consagrado a Santo Onésimo, que não é muito reverenciado por estas bandas de cá, apesar de alguns homônimos importantes no sertão do Alto Oeste, de político a repentista. Aliás, há vários dias, temos notícias ótimas chuvas naqueles sertões oestanos, da “tromba do elefante” passando pela Chapada do Apodi até chegar a Mossoró, alguns municípios beirando a casa dos 200 milímetros, coisa que há muito tempo não acontecia num mês de fevereiro. De quinta-feira para o amanhecer de ontem choveu em Dix-sept Rosado 40 milímetros.   A chuva por lá tem sido tão boa que tem gente de rosário na mão crendo que a Barragem de Santa Cruz vai sangrar. Faz tempo o que isso não acontece.  Chove em todas as regiões do Rio Grande do Norte.

A maior chuva de ontem (de quinta até o amanhecer de sexta) foi a que caiu em Pedro Avelino, Sertão do Cabugi: 90 milímetros. Segundo o boletim da Emparn, o acumulado (pegando o carnaval) em Pedro Avelino, nesta semana, passa dos 160 milímetros. É muita agua, que beleza! Nos municípios vizinhos também tem chovido, incluindo Angicos, Fernando Pedrosa e Lajes. A chuva de ontem em Angicos foi de 14 mm.

As chuvas de fevereiro descem do Piauí, passando pelo Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, além de Pernambuco que faz divisa com um pedaço do sul piauiense. Chove em todos esses lugares. Para os mais antigos esse trajeto é sinal de ano de inverno regular, normal, podendo até passar da tal média histórica. Amém. Na outra semana, de 20 a 22, meteorologistas de todo o Nordeste estarão reunidos em Natal para a Segunda Reunião de Análise Climática para o Semiárido do Nordeste Brasileiro. Aí eles vão dizer, diante dos números apurados e o que apontam os sinais meteorológicos para os próximos três meses, como será a temporada de chuvas (o inverno) nordestino de 2018.

Esta semana andei lendo no boletim da Funceme, o de quarta-feira, dando conta das chuvas cearenses: “Nos últimos dias, a Funceme  tem registrado chuvas em todas as regiões do Ceará, como já havia sido previsto na véspera do carnaval, concretizando-se um balanço bastante positivo (…) As chuvas  de fevereiro, início da Quadra Chuvosa, são causados pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico indutor de precipitações.”

As previsões para o final da semana são de mais chuvas no Nordeste, o Rio Grande do Norte, claro, no meio. Bom, consultando os meus cadernos ainda não desbotados, confesso que há muitos anos não acontecia um fevereiro com tantas chuvas por estas bandas potiguares, incluindo as Queimadas de Baixo, cujos pluviômetros já marcam 180 milímetros, os barreiros cheios.

Onde choveu
As melhores chuvas de ontem na região Oeste foram nos municípios de Dix-sept Rosado e Marcelino Vieira, 40 milímetros, Paraú, 35, Alto do Rodrigues, 34, São Rafael e Assu, 26, Rodolfo Fernandes, 24, Apodi e Severiano Melo, 21, Itaú e Itajá, 18.  No Seridó: Caicó, Jucurutu e Florânia, 14.

No Agreste: Boa Saúde, 22 milímetros, Passa e Fica, 18, Monte das Gameleiras, 16.  Região Leste: Maxaranguape, 12 milímetros, Extremoz, 8,9, São Gonçalo do Amarante, 7,8, Ceará-Mirim, 7, Natal (até às 8 horas), 4,8. Em Guamaré, 34 milímetros, Macau, 25.

No Ceará 
As chuvas do Ceará passaram dos 90 municípios pegado todas as regiões do Estado. A maior delas foi em Araripe, na região sul, 74 milímetros, seguida de Quixerê (região Jaguaribana, divisa com o Oeste do Rio Grande do Norte), 65. Em Crato, no Cariri, choveu 28 milímetros.

Na Paraíba choveu em mais de 70 municípios. A maior chuva foi em Guarabira, 96 milímetros, Capim, 85, Pilar, 80.

Atraso 
Faltando 11 dias para terminar fevereiro, o governo do Estado ainda não completou o pagamento dos salários de janeiro de seu funcionalismo. É tempo de Quaresma, de muita reza, muita.

Literatura
Deu na coluna de Ancelmo Gois, de o Globo:

– Novo Rubem Fonseca. A Companhia das Letras está apontando muitas flechas no jovem escritor Geovani Martins, 26 anos. Nascido e criado na Rocinha, no Rio, lançará, em 22 de março seu primeiro livro, “O Sol na Cabeça”, uma coletânea de contos.

Carnaval
Outra nota que destaquei da coluna de Ancelmo Goes, está falando de um tipo de se brincar carnaval em Portugal. Aliás, não achei muito diferente do atual carnaval brasileiro. Confira:

– “Dança dos Cus. Terminou, terça, em Cabanas do Viriato, a uns 220 km de Lisboa, o carnaval local, cuja principal atração é a Dança dos Cus. É assim: os pares, divididos em filas e devidamente fantasiados, dão meia volta em direção ao centro e chocam os bumbuns. Com todo o respeito.

Viaduto 
A Urbana, ou coisa que tal, precisa olhar com mais cuidado o Viaduto do Baldo, naquele trecho da rua Mermoz  quase esquina com a Deodoro. É um lixão por  baixo do viaduto, onde vale tudo.

Economia 
Deu na coluna de Miriam Leitão, de O Globo:

– Na avaliação do economista Gustavo Arruda, do banco BNP Paribas, os primeiros sinais da inflação em fevereiro são de números fracos. Segundo Arruda, os alimentos estão recuando no mês e os reajustes do grupo Educação, que normalmente sobe muito no início do ano letivo, devem ficar abaixo dos últimos anos, em torno de 4%.

– Nossa estimativa é de IPCA entre, 30% e 0m36%. Com isso, o acumulado em 12 meses ficaria novamente abaixo do piso da meta de 3%, afirmou Arruda.

– Como o IPCA de fevereiro de 2017 foi de 0,33%, a inflação pode até cair novamente em 12 meses, se o número vier abaixo disso em fevereiro deste ano

Assembleia 
Há setores da política local admitindo (conversas de alpendres) de que teremos mudanças no termômetro político da Assembleia Legislativa a partir da semana que vem. O governo estaria perdendo fôlego.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas