quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Chuvas devem continuar até meados de maio no RN

- Publicidade -

As chuvas dos últimos dias têm sido  motivo de comemoração para a agricultura do Estado. Por hora, está descartada a possibilidade de seca. De acordo com informações da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as chuvas devem continuar até meados de maio. Condição que, para a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn), é primordial para que a agropecuária prospere este ano.

O município de São José do Seridó, na região central do Estado, atingiu o maior índice pluviométrico desde a última sexta-feira até ontem pela manhã: 102,4. Segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, as regiões que obtiveram maior registro de chuvas foram a do Vale do Açu, Mossoró, Jucurutu e Alto-oeste.

“O mais importante é que as chuvas vêm acontecendo em todas as regiões do Estado sem comprometer a agricultura, a exemplo do ano passado”, disse Bristot, confirmando a informação de que as condições climáticas estão favoráveis para a continuidade das chuvas até meados de maio. “Isso tem um significado enorme porque é neste período que há maior necessidade de água para formar a produção”, destacou.

“Se continuar assim, sem dúvida teremos uma boa safra este ano. Pelo que vem ocorrendo, aquela expectativa de seca verde no início do ano começa a desaparecer”, afirmou o presidente da Fetarn, Manoel Cândido da Costa. De acordo com ele, aqueles agricultores que seguiram as orientações de plantio no início do ano não terão problemas com a produção caso as chuvas continuem até pelo menos15 de maio.

Em algumas regiões, como a Oeste (Serra do Mel, Severiano Melo, Apodi, etc), este é um momento propício já para a colheita do feijão, conforme destaca o presidente da Fetarn. Logo após a colheita do feijão já se começa a se colher milho. “São as culturas mais tradicionais dessa época”, ressaltou Manoel Cândido, lembrando que essas chuvas também estão favorecendo a pecuária. “Não temos mais problema com a pastagem ou com a falta de água por causa das chuvas que vêm ocorrendo nos últimos 30 dias.”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas