quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Chuvas devem continuar com menos intensidade

- Publicidade -

A previsão climática para o litoral do Rio Grande do Norte continuará sendo, até o início de agosto, de céu nublado a claro com pancadas de chuva, principalmente, nas primeiras horas da manhã e durante a noite. De acordo com o chefe do setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), Gilmar Bristot, “existe a preocupação com as encostas, pelo solo já estar encharcado, mas o período de chuvas fortes já passou”. A probabilidade é de chuvas, segundo ele, dentro da normalidade, sem registro de precipitações fortes, como a registrada na última quinta-feira (6), de 116,1mm, na capital potiguar.

Até ontem, Natal acumulava 284,7 milímetros de chuvas, ou seja, 64.7mm a mais que o volume normalmente registrado durante todo o mês de julho. Com a possibilidade de continuidade das chuvas, a Defesa Civil segue monitorando, 24 horas por dia, as áreas de alerta.

Segundo informações do Boletim Pluviométrico, entre as 7h de terça-feira (11) e às 7h de quarta-feira (12), foram registrado chuvas em 51 postos monitorados, em 49 cidades do RN. Os municípios de Ceará-Mirim, Canguaretama e Natal, na região Leste, tiveram índices de 75mm, 48,5mm e 16,6mm, respectivamente.

Com o céu nublado, a previsão é que a temperatura em Natal se mantenha baixa até agosto, com mínimas em torno de 20°C e 22°C e ventos de 10 a 15 km/h, ocasionando uma sensação térmica de 2°C a menos. Mesmo com os altos índices registrados até agora e a baixa temperatura, os dados meteorológicos mostram que esse não é o inverno mais chuvoso em Natal. No ano de 2015, entre os meses de junho e agosto, foram registrados 660,8mm de chuva, em comparação aos 482,7mm apontados este ano.

Com a previsão de chuvas menos intensas, a Marinha do Brasil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), retiraram os avisos de alerta para perigo no mar e de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de lagoas e rios na cidade. A Capitania dos Portos continua apenas recomendando as embarcações que redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

Já a Defesa Civil segue trabalhando em alerta até o fim do período chuvoso. A diretora do órgão, Alana Sales,  informou que “os grupos de plantão 24h estão trabalhando em equipe, caso aconteça  outra grande chuva ou alguma eventualidade, como deslizamentos de encostas ou alagamentos, todos serão acionados”. Atualmente, o trabalho é feito com as bombas e o escoamento das águas, buscando prevenir maiores transtornos a população.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também continuam alertando os motoristas para a necessidade de usar os faróis e reduzir a velocidade para evitar acidentes.

As chuvas em Natal já causaram vários transtornos a população. Um deslizamento no bairro de Mãe Luíza, em junho, deixou mais de 40 pessoas desabrigadas e dez casas interditadas pela Defesa Civil. Crateras foram abertas nas ruas Manoel de Castro, na Cidade Alta, e outra na rua Luiz XV, no bairro Nordeste. Além alagamentos em ruas e residências.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas