quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Chuvas estão de volta ao interior

- Publicidade -

RESERVATÓRIOS - Açudes do Médio Oeste tomam águaChuvas de 160 milímetros em algumas comunidades, pequenos reservatórios transbordando e o Açude Dourado com o volume próximo de 50% de sua capacidade, que é de 10 milhões de metros cúbicos de água. Esses são alguns dos benefícios provocados pelas chuvas fortes que caíram entre o final da tarde de terça-feira e a manhã de ontem em Currais Novos.

As chuvas de 160 milímetros foram registradas no Sítio Molambos e no Tamanduá. No Torotó foram 133 mm, que aumentaram o volume do açude de mesmo nome em dois metros. Um detalhe: De tão seco, o Torotó estava fornecendo lama para as cerâmicas da região.

Três açudes amanheceram sangrando na zona rural de Currais Novos. Foram o de Molico, a barragem de Cabo Bezerra, e o açude da comunidade Boa Vista, onde o pluviômetro registrou 130 milímetros de chuva. Choveu também na comunidade Quandu (150 mm), Sítio Lagoa dos Santos (150 mm) Trangola (145 mm), Serrote do Melo (58 mm), Povoado Cruz (30 mm),  Terra Nova (30 mm) e Cacimba do Meio (77 mm).

Em Cacimba do Meio, propriedade pertencente à família do agropecuarista e suplente de senador José Bezerra Jr., com a chuva de ontem, o volume acumulado em fevereiro chega a 188 milímetros. Na sede do município, segundo informações do radialista Escobar Silva, o acumulado de chuvas subiu de 45 milímetros antes do carnaval, para 300,5 milímetros até a manhã de ontem. “Neste momento está chovendo na direção do Açude Dourado”, disse o radialista, contatado pela reportagem da TN, por volta das 15h30 de ontem.

O boletim da Emparn com o acumulado das chuvas durante o carnaval só será liberado no final da manhã de hoje, mas de acordo com informações de emissoras de rádio e de delegacias de polícias de alguns municípios (em muitos municípios os pluviômetros ficam nas delegacias) foram registradas chuvas de intensidade média no Alto Oeste pelo segundo dia consecutivo. De terça para ontem choveu 85 milímetros no município de José da Penha; 82 milímetros no município de Água Nova, 58 em Patu, 56 em pilões, 50 em Rafael Fernandes, 45 em  Major Sales, 43 em Pau dos Ferros (no dia anterior a chuva foi de 30 mm) e outras de menor intensidade em mais 13 municípios da região.

Da segunda para a terça-feira choveu bem no Seridó. A maior delas foi em Ipueira: 103 milímetros. Em São João do Sabugi choveu 85 milímetros, Timbaúba dos Batistas 28, Ouro Branco 30, Caicó 32, São Fernando 14 e no distrito da Palma, em Caicó, um dos mais atingidos pela estiagem, 36 milímetros.

Na terça-feira choveu também no Médio Oeste. Em Janduís, onde os açudes e barreiros já haviam tomado água na semana passada, foram 12 milímetros na segunda-feira à noite e mais 8 mm até o meio-dia da terça, segundo informações fornecidas pela prefeitura local.  Os agricultores que já preparam a terra iniciam o plantio ainda este semana, mesmo correndo risco de perder a lavoura. Eles estão esperançosos de que o inverno deste ano, apesar das previsões de que possa ficar abaixo da média, seja suficiente para garantir as culturas de subsistência.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas