quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Chuvas matam 84 em Santa Catarina

- Publicidade -

ENCHENTES - Chuvas deixam à mostra um rastro de mortes e destruição

Florianópolis (SC) – A defesa Civil de Santa Catarina estima em mais de cem os mortos em decorrência das chuvas no Estado. Até as 20 horas de ontem, foram contabilizados 84 óbitos e 36 pessoas estavam desaparecidas. Vinte das vítimas fatais são de Blumenau. Pelo balanço oficial, cerca de 60 mil pessoas estão desalojadas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve seguir hoje as áreas atingidas. Em 48 horas, sete municípios decretaram estado de calamidade pública: Blumenau, Ilhota, Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento, Camboriú e Benedito Novo. Outros sete estão em situação de emergência (Balneário Piçarras, Canelinha, Indaial, Penha, Paulo Lopes, Presidente Getúlio e Rancho Queimado).

Na região do Vale do Rio Itajaí-Açu, a mais atingida, a chuva diminuiu e o nível dos rios parou de subir. O resgate das vítimas foi acelerado, contando com 15 helicópteros. Outros quatro estão lotados no município de Ilhota, onde pelo menos 15 pessoas morreram. O Morro do Baú foi a localidade mais atingida pelos deslizamentos. Cerca de 80 casas foram destruídas.  Quatro rodovias federais e nove estaduais continuam interditadas. A situação mais crítica era a do km 235 da BR-101, no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, cujas pistas devem ser liberadas apenas no sábado. Em Itajaí, houve registros de saques a casas e supermercados. “Imagina um tsunami, que normalmente é de água. Aqui passou um tsunami de uma mistura de lodo, terra, entulho, árvores, restos de casas”, disse uma moradora.   

Pesquisadores 

 O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) está enviando para a região um grupo de pesquisadores especialistas em solo para colaborar com a Defesa Civil na avaliação e na prevenção dos deslizamentos de terra. Com a diminuição da chuva, aumenta o risco de soterramentos, por causa da grande quantidade de água que se infiltrou no solo e nas encostas.  Um engenheiro da empresa que fornece energia para a região de Blumenau chegou a afirmar, enquanto trabalhadores tentavam erguer postes para o restabelecimento de energia em 50% da cidade, que o trabalho não evolui. “A terra não segura. Os postes não conseguem ficar de pé. É como se a gente estivesse fixando postes em gelatina”, comentou. 

Outra grande preocupação reside na proliferação de doenças. Técnicos especializados na prevenção de várias doenças, incluindo leptospirose, estão sendo convocados de vários Estados. A Secretaria de Saúde de Santa Catarina também começou a trabalhar numa campanha de prevenção. Serão acionados helicópteros – cujos tripulantes usarão megafones, para atingir moradores de cidades que estão sem energia.  

Governo federal vai liberar R$ 40 milhões

Florianópolis – O governo federal vai liberar, preliminarmente, R$ 40 milhões para a recuperação das rodovias federais danificadas pela forte chuva que atinge Santa Catarina. A promessa foi feita ontem, em Florianópolis, pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em encontro com o governador catarinense, Luiz Henrique da Silveira. A reunião também contou com a presença dos ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e do secretário especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin.  

Foi anunciado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma visita nas áreas castigadas pela enchente hoje. Eles prometeram que não faltarão recursos para atender as famílias atingidas.  “Temos a certeza que nestas condições de catástrofe os recursos do governo federal para ajudar Santa Catarina serão ilimitáveis”, ponderou Vieira Lima. O governo federal deve disponibilizar nos próximos dias um crédito extraordinário com liberação imediata dos recursos para atender a população vitimada pelas chuvas. Segundo os ministros, Lula só não visitou ainda os locais atingidos pela enchente por que está recebendo o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev.   Até amanhã (26), também deverão desembarcar em Santa Catarina os ministros da Defesa, Nelson Jobim, das Cidades, Márcio Fortes, e da Saúde, José Gomes Temporão. O governador de Santa Catarina pediu empenho dos ministros no sentido de liberar recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a população que teve prejuízos com a chuva.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas