quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Chuvas no RN

- Publicidade -

Enquanto a transposição não sai, e as medidas para atenuar a estiagem estão em andamento, o nordestino vai rezando para que as chuvas voltem em quantidade suficiente para encher os reservatórios e movimentar a agricultura do Rio Grande do Norte. O inverno de 2013 caminha para o final, mas o quadro é bem melhor que o do ano passado, apesar de a produção agrícola permanecer na mesma. De acordo com o último boletim da Emparn, de primeiro de janeiro até ontem, choveu quase nada (muito seco) em 81 municípios; em 44 choveu alguma coisa, mas a situação é considerada de seca; em 13 o índice pluviométrico atingiu a média histórica (inverno normal) e em apenas um deles (Martins), a estação foi considerada pela Emparn como “muito chuvosa”. Os maiores volumes de chuvas foram registrados em Canguaretama 1.256,5 milímetros e Natal 1.252,6. Em 2012, o ano foi considerado “muito seco” em 133 municípios, e seco em mais 16. E em apenas um foi considerado normal e em outro, chuvoso. Bom lembrar que o inverno no Litoral vai até meado de agosto.

Transposição

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, não perde o otimismo com o megaprojeto da transposição. Nas redes sociais, ele disse neste final de semana, que as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco se aproximam da metade e tendem a se acelerar a partir de agora, com a conclusão dos últimos certames licitatórios. “Estamos animados para cumprir o novo cronograma, que vai entregar parte da #Transposição em 2014 e o restante em 2015”. De acordo com o M inistério da Integração, 2 mil máquinas e 5.700 funcionários trabalham na construção dos canais e obras complementares.

Sim e não

O bordão do sim e do não, criado pelo ex-prefeito Agnelo Alves – Parnamirim sim, voto sim; Parnamirim não, voto não! – foi repetido no domingo pelo prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, durante encontro sobre a liberação de emenda coletiva para construção de um campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte naquela cidade. “Sem Uern em Apodi não tem voto pra ninguém no próximo ano”, disse ele. Hoje está prevista reunião da governadora Rosalba Ciarlini com uma comissão de notáveis de Apodi.

Futuro

O prefeito Carlos Eduardo atribui à crise na Europa e Estados Unidos, que afetou a economia global, e ao caos administrativo que a cidade enfrentou nos últimos anos, a queda no fluxo turístico de Natal. Mas promete que “dias melhores virão.”

Precatórios

O Comitê Gestor de Precatórios subirá hoje a rampa da Secretaria de Estado de Planejamento e das Finanças (Seplan/RN), no Centro Administrativo. Vai cobrar a liberação de R$ 38 milhões, “reservados” pelo Governo do Estado na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2013 para o pagamento de precatórios e requisições de pequeno valor (RPVs). O Comitê é composto por representantes do Tribunal de Justiça, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal Regional Federal. Na reunião do dia 26 de junho, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o secretário titular da Seplan, Obery Rodrigues, disse que o Estado não tinha dinheiro para quitar a dívida. A expectativa do Comitê é de que o secretário apresente o cronograma de repasse na reunião de hoje.

Protestos

Sob argumento de que as últimas medidas adotadas na área do SUS e os vetos presidenciais ao Ato Médico são prejudiciais à categoria, as entidades médicas marcaram para hoje um dia nacional de protestos. Em mensagem divulgada ontem, o Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) pedem a união e o apoio dos profissionais para “impedir que a irresponsabilidade de alguns comprometa o futuro de todos.”

Dívidas

A Prefeitura do Natal lança hoje o protejo Cidadania Fiscal, cujo objetivo é oferecer ao contribuinte a possibilidade de regularizar os débitos de tributos em condições especiais de parcelamento.

Alianças

Da deputada Fátima Bezerra (PT), em entrevistas por terras seridoenses, sobre as alianças no plano estadual: “Acho um equívoco o PMDB permanecer aliado de um governo que não correspondeu às expectativas do povo.”

Concurso

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) vai abrir concurso para preenchimento de 525 vagas celetistas níveis médio e superior nas seis capitais em que atua. Em Natal são 56. Salário até R$ 5 mil, fora benefícios e vantagens.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas