sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Chuvas provocam transtornos e Defesa Civil está em alerta

- Publicidade -

As chuvas que caíram em Natal na madrugada de sexta (16), e seguiram por todo o sábado (17), deverão continuar amanhã. A informação é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN. A previsão dos meteorologistas é de grande possibilidade do clima permanecer chuvoso ao longo da semana em boa parte dos municípios da Região Metropolitana da capital potiguar. Precipitações também são esperadas em todas as regiões do Rio Grande do Norte: Seridó, Oeste, Central e Agreste. Um novo boletim da Emparn será divulgado na segunda-feira (19).

Na Rua da Saudade, em Nova Descoberta, as águas não escorreram e passar pelo local ficou arriscado devido a um buraco da Caern


Na Rua da Saudade, em Nova Descoberta, as águas não escorreram e
passar pelo local ficou arriscado devido a um buraco da Caern

#SAIBAMAIS#Em Natal, as chuvas tem causado transtornos, com ruas alagadas e dificuldades para o trânsito. Algumas árvores caíram pela ação combinada dos ventos e chuvas, atingindo veículos e provocando danos materiais, mas até o meio dia do sábado os Bombeiros e a Defesa Civil não tinham qualquer registro de vítimas ou incidentes maiores, como desabamentos ou áreas que precisassem ser interditadas.

Equipes da Defesa Civil Municipal estão de prontidão para monitorar a situação das lagoas de captação de águas pluviais, e em áreas onde há residências construídas próximas a encostas – principalmente no bairro de Mãe Luiza, comunidade do Jacó em Petrópolis, e Passo da Pátria na Cidade Alta.

Hoje pela manhã, a Defesa Civil esteve na lagoa de captação pluvial do conjunto Santarém, zona Norte da cidade, para verificar o nível e as condições do reservatório. “O nível está alto por lá, mas não chegou a transbordar”, assegurou Paulo Henrique, chefe de operações da Defesa Civil de Natal.

Na Lagoa do Preá, devido às fortes chuvas que caíram nas últimas horas, fez com que uma grande quantidade de lixo se acumulasse no local
Na Lagoa do Preá, devido às fortes chuvas que caíram nas últimas
horas, fez com que uma grande quantidade de lixo se acumulasse no local

Outro ponto de alagamento, no cruzamento da  Av. Capitão-Mor Gouveia com a Rua São José, teve a situação controlada com a instalação de bombas nas primeiras horas do sábado (17). “As bombas foram acionadas na madrugada para evitar que a água invadisse as casas. A situação está sob controle: o excesso da água foi bombeado para a lagoa de captação que funciona dentro do Centro Administrativo”, explicou.

Na lagoa do Preá, em Nova Descoberta, técnicos instalaram uma segunda bomba neste sábado (17) pela manhã para dar conta da demanda. Hoje, até a hora do almoço, a Defesa Civil ainda atendeu ocorrências na Rua da Saudade, também em Nova Descoberta; e próximo da lagoa de Nova Cidade, na zona Oeste de Natal.

“Quando cheguei aqui em 1970 não tinha lagoa, e muitas ruas ainda não eram calçadas. Os alagamentos só começaram depois que fizeram essa lagoa (do Preá), que recebe água da chuva de outros lugares. Praticamente todo ano tem alagamento”, reclamou Walter de Araújo, 49, morador de Nova Descoberta.

Funcionários da manutenção da Lagoa, instalaram na manhã desta sábado uma segunda bomba para dar conta da demanda

Funcionários da manutenção da Lagoa, instalaram na manhã deste sábado uma segunda bomba para dar conta da demanda

Ele disse que no último grande alagamento, em setembro de 2012, perdeu todos os móveis. “Tive que construir uma comporta para evitar que a água continuasse entrando. Vários moradores fizeram rampas na porte de casa”, disse.

A partir dos relatórios diários elaborados pela Defesa Civil Municipal, são acionados os órgãos responsáveis por cada problema identificado: a Semov  (Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura) faz a limpeza dentro das lagoas; a limpeza no entorno é feita pela Urbana; a Semsur (Serviços Urbanos) atua quando há presença de animais dentro das lagoas; a Semurb (Meio Ambiente e Urbanismo) é comunicada quando há ocorrência de desmoronamento próximo de residências; os Bombeiros são chamados para a podar ou mesmo retirar árvores caídas; e se houver problemas na rede de abastecimento de água ou no sistema de esgotamento sanitário a Caern é acionada. A presença da Defesa Civil pode ser solicitada através do telefone 190.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas