Ciabattas quer servir o pão, como se fazia antigamente

Publicação: 2017-09-22 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Para muita gente, não basta pão quentinho na mesa. Tem que ser natural, sem aditivos químicos, saudável e saboroso. Foi o que pensaram Mikhail Gomes e o casal Rafaella Monteiro e Davi Dantas quando criaram a Ciabattas, uma padaria que atende por encomenda, oferecendo iguarias artesanais e caseiras, como se faziam nos fornos de antigamente. Os pedidos devem ser feitos antecipadamente para as quintas, sextas e sábados.

Fornada da Ciabattas: Pães de aveia com mix de sementes, milho e 100% integral
Fornada da Ciabattas: Pães de aveia com mix de sementes, milho e 100% integral

A produção inicial era só para consumo próprio, quando Rafaella e Davi resolveram adotar uma alimentação mais saudável, com o pão feito em casa, sem a química das padarias tradicionais. A base era o fermento natural clássico (levain), obtido basicamente da mistura de farinhas de trigo e água. O hobby do casal, que já tinha dois anos, foi monetizado há dois meses por sugestão do amigo Mikhail, que viu aí um nicho ainda pouco explorado em Natal.

A Ciabattas trabalha com pães integral, de aveia, italiano, e o famoso ciabatta. O pão italiano pode receber recheios como calabresa, queijo e pesto. Nenhum leva a chamada farinha branca, sem aditivos, conservantes e fortificantes. O resultado é um pão mais aromático, com um leve sabor ácido, crocante por fora e macio por dentro. O índice glicêmico desse tipo de pão é bem menor que o dos pães habituais.       

O pão artesanal também é mais durável que aquele feito de fermento biológico. Ele se conserva por algumas boas semanas, já que a acidez da levedura inibe a retrogradação do amido. “É só esquentar que fica igual a um pão dormido, por bastante tempo”, ressalta Rafaella. Todo o processo de fermentação é artesanal, e dura em média 30 horas, razão pela qual os pedidos devem ser feitos com pelo menos 48 horas de antecedência. A entrega é delivery ou o cliente pode pegar no local.

A proposta saudável da Ciabatta não se dirige a um grupo específico de consumidores fit ou funcionais, segundo os proprietários, mas tem sido bem recebida por vários grupos. “A aceitação tem sido muito boa, pois muita gente quer saber o que está comendo, se tem algum ingrediente que faz mal ou faz bem, etc. O perfil da nossa clientela, no geral, é de pessoas que querem um estilo de vida mais saudável”, explica Davi.

Os proprietários da Ciabattas não só administram como também produzem os pães. Como diz o trocadilho inevitável, eles botam as mãos na massa, literalmente. Rafaella ressalta que após a decisão de comercializar os pães, foi preciso aprimorar a receita, e adaptá-la às condições locais, como temperatura e umidade ambiente. Mikhail chegou a fazer alguns cursos fora de Natal para aprender melhor os segredos desse tipo de massa. “É pão como se fazia séculos atrás, por isso é tão especial e detalhista”, afirma. O grupo planeja, para breve, abrir um espaço físico para vendas.

Serviço
Ciabattas. Pedidos pelo 99600-2670, e também pelo Instagram, Facebook e Whatsapp.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários