Ciclistas fazem protesto por segurança no trânsito em Natal; vídeo

Publicação: 2020-09-29 06:34:00
Na noite desta segunda-feira (28), cerca de 300 ciclistas participaram de uma manifestação para pedir respeito aos condutores de bicicletas na capital potiguar. Organizada pela Associação dos Ciclistas do RN (Acirn), o ato também pede a criação de uma faixa compartilhada com ônibus na avenida Roberto Freire, onde uma ciclista foi atropelada na última semana.

Créditos: ReproduçãoManifestação na altura do viaduto do Quarto Centenário; cerca de 300 ciclistas participaram do atoManifestação na altura do viaduto do Quarto Centenário; cerca de 300 ciclistas participaram do ato


O caso ocorreu na última sexta-feira (25), quando uma ciclista foi atropelada e o motorista fugiu sem prestar socorro. A ciclista teve ferimentos leves, mas o caso, recorrente na via, fez com que diversas manifestações pedindo segurança para os ciclistas fossem feitas nas redes sociais. A Roberto Freire é a principal via dos bairros de Capim Macio e Ponta Negra e é muito utilizada pelos praticantes da atividade física para chegar à Rota do Sol, um dos principais pontos para a prática esportiva e que possui ciclovia.

Uma das principais solicitações dos ciclistas é a implementação de faixa compartilhada com os ônibus também na Roberto Freire. Outras importantes vias contam com faixas compartilhadas, como é o caso da Avenida Senador Salgado Filho e Avenida Prudente de Morais, o que é elogiado pelos ciclistas. "Através de trabalho com as concessionárias de ônibus e os seus próprios motoristas, que recebem treinamento, as experiências onde já funcionam a faixa compartilhada são muito boas, pois os motoristas respeitam. Uma das principais questões é a criação de uma ciclofaixa lá na Roberto Freire", comentou.

A manifestação teve início no shopping Midway Mall, passou pelo viaduto da UFRN, avenida Roberto Freire e se encerrou na Praça dos Gringos, em Ponta Negra.




Leia também: