domingo, 5 de maio, 2024
26.1 C
Natal
domingo, 5 de maio, 2024

Cidadania no Campo beneficia agricultores do Alto Oeste

- Publicidade -

SERVIÇO - O Cidadania já foi levado para 22 municípios do RNPor onde passa, o programa Cidadania no Campo leva conhecimento e serviços de saúde e cidadania. Esta semana, cerca de mil agricultores de 22 municípios foram beneficiados nas regiões dos municípios de Luís Gomes e Umarizal. Na quinta-feira, a edição especial do projeto superou as expectativas e fez parte das comemorações para Nossa Senhora Santana, padroeira do município. Em Umarizal, os agricultores vieram de outros 21 municípios da região.

Em Luís Gomes, a programação atendeu mais de 500 pessoas dos municípios de Major Sales, José da Penha, Paraná e Luís Gomes. A Escola Municipal Pe. Osvaldo recebeu palestras sobre agroecologia, educação ambiental, fruticultura e apicultura. Francisco Gomes da Silva, 49 anos, considerou importante a palestra sobre a agroecologia, ‘aprendi muita coisa boa para os agricultores dessa região de serras, é bom fazer as barragens por que senão a chuva vem e leva tudo’, contou ele.

Programação Especial – As palestras sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI/SETHAS) tiveram grande participação do público, principalmente dos beneficiários do programa. A coordenadora estadual do programa, Bianca Collier, destacou a importância da participação no Cidadania no Campo, ‘o projeto está em fase de transição e surgem muitas dúvidas, mesmo entre os técnicos que executam o programa nos municípios’, disse ela. A agricultora Antônia de Almeida, 40 anos, participou da palestra e afirmou que ‘foi bom para tirar as dúvidas, não estava entendendo nada das mudanças’, disse.

O prefeito Pio X Fernandes falou da importância do trabalho da Emater, ‘a região tem uma forte vocação agrícola, mas temos deficiência de informações, esses eventos devem se repetir pois têm aceitação muito boa com a população’, destacou. Além das palestras, diversas pessoas participaram da emissão de documentos e realizaram exames de saúde.

Jaqueline Sampaio, da 6ª Regional de Saúde Pública, disse que muita gente descobriu doenças como hipertensão e diabetes graças ao projeto. O encerramento foi no mirante de Luís Gomes com um almoço festivo. A animação ficou por conta de Manoel do Côco, do grupo Xaxado da Paraíba e da apresentação dos mamulengos com os temas abordados no evento.  Em Umarizal, a programação recebeu novas atividades nas escolas municipais 11 de agosto e Zenon de Souza, como o lançamento da cartilha do programa Luz para Todos e a palestra sobre Sanidade Animal. Os participantes também participaram da oficina de alimentação.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas