Cidade de Florânia estreia festival de cinema em janeiro

Publicação: 2019-01-05 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Um evento cultural no campo do audiovisual vai movimentar a cidade de Florânia, nos dias 9 e 10 de janeiro. A cidade seridoense  sedia seu primeiro festival de cinema em que vai apresentar dez produções, entre curtas e médias metragens, dentre os quais os recentes “O resgate de Valentim na toca do cangaço” e o documentário “A família Giffoni no Seridó Potiguar”. A produção do festival é da Jota Filmes, com o suporte do Ponto de Cultura “Baú de Arte e Cultura”. Os filmes serão exibidos ao livre, no pátrio da igreja matriz, a partir das 19 hs, no dia 09, e das 20 hs no dia 10.

A comédia E se fosse fim do mundo? é uma das produções do diretor Jota Junior, exibidas na mostra
A comédia “E se fosse fim do mundo?” é uma das produções do diretor Jota Junior, exibidas na mostra

Toda as produções foram realizadas com elencos e equipes  da localidade. Desde 2008 Florânia experimenta inserções no audiovisual a partir da reunião de artistas da cidade, que junto com o historiador Josimar Tavares começaram a fomentar a cena. No primeiro ano, realizaram um longa-metragem, “Feliciana e os cabaços do sertão”, uma comédia nos moldes do humor nordestino. O longa ganhou o prêmio de melhor fotografia no Curta Nordeste, festival realizado em Natal em 2010. O Baú de Arte e Cultura chegou a receber a chancela do MinC com uma verba inicial para aquisição de equipamentos, como câmeras, ilha de edição, computadores. A partir de 2012, as produções do grupo ganharam novos equipamentos.

Um dos primeiros nomes a se profissionalizar no cinema local  foi Jota Júnior, ator floraniense. Ele realizou curso de produção em artes visuais, inclusive na UnP (Universidade Potiguar), e em 2013 montou a sua produtora, a Jota Filmes. Desde então, tem se dedicado a uma produção variada nos audiovisuais, incluindo filmes de curtas e longas metragens, vídeo clipes, filmagens comerciais, coberturas de eventos, casamentos, etc. Em 10 anos produziu 30 filmes, entre eles “As 6 Marias”, “Zezinho e a árvore gigante”, “E se fosse o fim do mundo” e “A batalha dos delegados”.


continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários