quinta-feira, 18 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Cidade faz festa para o padroeiro

- Publicidade -

Bandeirolas amarelas nas residências e na praça principal de Angicos avisavam que era dia da maior festa tradicional da cidade: o padroeiro de São José. Como ocorre todos os anos em 19 de março, a cor do lírio carregado pelo pai de Jesus Cristo é lembrada também nas roupas dos fiéis. Este ano, o lema da festa é “São José, inspira-nos a ser sal da terra e luz do mundo”. Em frente à igreja matriz, construída no século 19, fiéis agradeciam ao santo padroeiro da cidade.

O arcebispo de Natal, Dom Jaime, lembrou do tema da Campanha de Fraternidade de 2018, – “Fraternidade e superação da violência, tendo como lema Em Cristo somos todos irmãos” -, e chamou atenção para os altos índices de violência no estado. “Devemos ter cuidado porque o país passa por uma fase delicada é difícil, vivemos com medo”, reforçou o arcebispo, lembrando também da importância da justiça como princípio moral.

Pela oitava vez, o pároco de Angicos, Severino da Silva Neto organiza a festa na cidade. O ponto alto do dia é a procissão pelas ruas da cidade seguindo a imagem de São José. “Para mim é motivo de grande alegria estar aqui e cada ano beber da espiritualidade da fé a São José”, disse o padre.

O sol escaldante na praça São José de Angicos não impediu os fiéis de lotarem o local para homenagear o padroeiro. Muitas pessoas se vestiam de amarelo por um motivo especial: pagar algum desejo atendido pelo santo. Foi o caso de Sebastião da Silva, 63 anos, que se deslocou da cidade de Afonso Bezerra até Angicos na manhã de ontem.

Há 45 anos, Sebastião entra na igreja matriz de Angicos de joelhos. Este ano, no entanto, foi diferente das décadas anteriores. Há cinco meses, o agricultor perdeu a esposa, que morreu de complicações gástricas. “Esse é o primeiro ano que eu entro sem ela. Durante toda a nossa vida entramos juntos”, disse o homem emocionado. Vivendo do que colhe no campo desde criança, Sebastião pede um inverno com chuvas para o santo.

Alguns políticos norte-rio-grandenses prestigiaram a missa campal do meio da manhã, na Praça Capitão José da Penha. Entre eles o prefeito de Angicos, Deudeste Gomes (PSDB), senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), deputado federal Walter Alves (PMDB), o senador José Agripino Maia (DEM) e o deputado estadual José Adécio (DEM).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas