quarta-feira, 24 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Cidade pára para assitir estréia do Brasil

- Publicidade -

Em razão do primeiro jogo da seleção brasileira na Copa Mundial de Futebol, que acontece hoje às 16 horas contra a Croácia, vários serviços públicos e privados em Natal mudam o horário de funcionamento.  Apesar de a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) ter determinado que a escolha sobre a abertura das lojas será de livre escolha do lojista, a maior parte do comércio resolveu fechar durante os jogos do Brasil. A própria CDL atende apenas até às 15 horas.

A Associação Empresarial do Bairro do Alecrim (Aeba), fez consultas aos associados e não associados, para decidir sobre o funcionamento do comércio de rua do bairro durante os jogos. Os estabelecimentos fecharão entre às 15h e 15h30, só reabrindo no dia seguinte. O Shopping 10, que também funciona no Alecrim, optou por funcionar das 8 às 15 horas.

A maioria dos comerciantes do centro da cidade fecham os estabelecimentos entre 15h e 15h30, e grandes lojas como C&A, Riachuelo e Americanas retomam seu funcionamento logo após o jogo, permanecendo abertas até às 20 horas. Na zona norte o comércio de rua funciona até às 16 horas.

Os shoppings centers também anunciam mudança nos horários. O Midway Mall, o Cidade Jardim e o Praia Shopping fecham meia hora antes das partidas, reabrindo meia hora depois. A praça de alimentação do último terá telão e apresentações musicais.

Já o Natal Shopping e o Via Direta deixaram a critério de cada lojista a abertura dos estabelecimentos durante as partidas. No entanto, aqueles que decidirem fechar, terão o limite de fazê-lo meia hora antes, retornando em até meia hora após as partidas. A praça de alimentação de ambos funcionará normalmente.

As lojas do shopping Orla Sul fecham durante o horário das partidas, reabrindo em seguida. A praça de alimentação terá telões, camarote especial, shows de bandas após as partidas, dentre outras atrações. Os supermercados continuarão com o funcionamento normal.

Os bancos também funcionam em horário diferenciado. A recomendação da Federação Brasileira dos Bancários (Febraban) é que tanto na capital, quanto no interior, os bancos abram às 9h30 e fechem às 14h30 nos jogos do dia 13 (hoje) e 22 de junho. Naqueles dias em que a seleção entrará em campo às 12 horas, a determinação é que, no interior, os bancos funcionem das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 15h30; e na capital e região metropolitana, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 16 horas.

As repartições públicas estaduais e municipais terão expediente das 7 às 14 horas nos jogos que acontecem às 16 horas, a exemplo de hoje. Nos dias em que eles acontecerem às 12 horas, o expediente será até às 11 horas. Apenas serviços de urgência continuarão atendendo a população normalmente.

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) funciona até 12h30 e a Receita Federal das 8 às 13 horas. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/RN) darão expediente das 7 às 13 horas.

A Associação dos Notários e Registradores do rio Grande do Norte, preferiu recomendar a todos os Cartórios do Estado que nos dias 13 e 22 de junho, o horário de expediente tenha início às 7h30 e término 13h00, seguindo o mesmo horário definido para o Judiciário do Estado.

O que fecha e o que abre no feriadão

Comércio de rua:
Alecrim – Os estabelecimentos fecharão entre às 15h e 15h30, só reabrindo no dia seguinte
Centro – A maioria das lojas fecham os estabelecimentos entre 15h e 15h30.  Grandes lojas como C&A, Riachuelo e Americanas retomam seu funcionamento logo após o jogo, permanecendo abertas até às 20 horas.
Zona norte – o comércio funciona até às 16 horas.

Shoppings:
Midway Mall, Cidade Jardim e  Praia Shopping – fecham meia hora antes das partidas, reabrindo meia hora depois.
A praça de alimentação do Praia Shopping terá telão e apresentações musicais.
Natal Shopping e Via Direta – funcionamento a critério de cada lojista.  Os que decidirem fechar, deverão fazê-lo meia hora antes, retornando em até meia hora após as partidas. A praça de alimentação de ambos funcionará normalmente.
Orla Sul – fecha durante o horário das partidas, reabrindo em seguida. A praça de alimentação terá telões e programação especial.
Shopping 10 (Alecrim): funciona das 8 às 15 horas.

Bancos:
Hoje e dia 22/06 – abrem às 9h30 e fecham às 14h30, na capital e no interior.
Nos jogos que acontecem às 12 horas dos dias úteis:
No interior: os bancos funcionem das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 15h30
Na capital e região metropolitana: das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 16 horas.

Repartições públicas:
Hoje e dia 22/06: expediente das 7 às 14 horas.
Nos jogos que acontecem às 12 horas dos dias úteis: o expediente será até às 11 horas.
* INSS: das 7h30 às 12h30
* Receita Federal: das 8 às 13 horas.
* UFRN e Cefet/RN: expediente das 7 às 13 horas nos jogos de hoje e do dia 22 de junho.

* Nenhum dos citados órgãos têm definidos os horários de funcionamento para os jogos que acontecem às 12 horas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas