sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Cidades renegam a cor do Estado

- Publicidade -

São Paulo (AE) – A vitória da presidente Dilma Rousseff (PT) só não foi total no Maranhão – Estado onde ela recebeu o maior porcentual de votação no País – porque perdeu em um município por cinco votos: São Pedro dos Crentes. Lá, Aécio Neves (PSDB) teve 50,10% dos votos válidos, com o apoio de 1.256 dos eleitores, ante 49,90% da petista, com 1.251. A cidade de 4 mil habitantes fica no sul do Estado, a cerca de 650 quilômetros da capital, São Luís. O comerciante Urias Castro de Souza, de 54 anos, afirma ter votado em Aécio em razão das notícias de corrupção relacionadas ao governo do PT. “A gente vê as fraudes nos jornais. E em todos os setores. Hoje, nós somos uma pequena cidade de pessoas inteligentes.”

O comerciante diz ainda que quase não houve campanha dos candidatos no município, que vive de agropecuária. A prefeita de São Pedro dos Crentes é Luíza Coutinho, do PSDB. No Maranhão, Dilma teve 78,76% dos votos válidos, enquanto 21,24% foram para Aécio. A petista recebeu votos de 2.475.762 eleitores e o tucano, 667.517. Uma proporção de quatro votos petistas para um tucano.

#SAIBAMAIS#O município brasileiro que mais votou na presidente fica no norte do Maranhão. Em Belágua, município de cerca de 7 mil moradores, a petista atingiu 93,93% dos votos válidos, contra 6,07% do tucano.

O autônomo Raimundo Rodrigues de Souza, de 50 anos, ajudou a reeleger a presidente. Ele foi um dos 3.558 eleitores da petista na cidade maranhense. “Sempre procurei ajudar o Lula e a Dilma. Apesar de eles nunca terem vindo aqui, ajudam demais”, afirmou. “Ela dá prioridade ao pobre e à pessoa carente.”

Segundo ele, há muitos beneficiários do Bolsa Família na cidade, que vive de lavoura e pesca. Ele afirma não receber o benefício, que, segundo o site da Caixa chegou em outubro a 1.292 famílias na cidade. “O povo de Belágua colocou na cabeça que vai manter ela no poder para ajudar no combate à pobreza”, explica.

O lado tucano da cidade, que deu 230 votos a Aécio, contou com o apoio do pedreiro José Raimundo da Silva Vale, de 30 anos. “Não sei se ele seria um presidente melhor que Dilma. Mas ela teve o apoio da família Sarney, e eu quero que eles saiam do poder.”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas