sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Ciência e cultura se unem na UFRN

- Publicidade -

Com o tema “Arte e Qualidade de Vida”, a CIENTEC Cultural tem como propósito evidenciar a produção de conhecimento artístico-cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em diálogo com saberes e expressões culturais advindas da sociedade civil norte-rio-grandense, brasileira e internacional. O evento faz parte da programação da 19ª Semana de Ciência, Cultura e Tecnologia (CIENTEC) da UFRN, que acontece de 22 a 25 de outubro.

As ações estruturantes programadas  para a CIENTEC Cultural serão coordenadas pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e segundo a diretora do setor, Teodora Alves, os espaços serão montados na Praça Cívica do Campus e nas áreas adjacentes,  para receber as ações de diversos grupos da Instituição que atuam no campo artístico.
Este ano a Cientec terá 200 estandes que abrigarão 1.200 banners e 71 oficinas e minicursos
O Palco das Artes terá todas as noites, no Anfiteatro da Praça Cívica do Campus, apresentações artísticas que incluem música, dança e teatro. A abertura acontece, na terça-feira (22), às 19h, com a palestra do cartunista Mauricio de Souza, falando sobre os 50 Anos da Turma da Mônica e, em seguida, tem o show da cantora paulista Tiê.

Neste mesmo dia, a Mostra de Dança ocorrerá no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) e incluirá performances de grupos da Universidade, além dos demais inscritos na CIENTEC Cultural. O Grupo Comédia Potiguar também participará da abertura, às 18h, com apresentações de “stand-up comedy”. Já a Mostra de Corais e Música de Câmara, acontece na Capela do Campus e contará com a participações musicais. Como novidade, será montada ainda a Vila da Cultura, próxima à Capela da Universidade, que  receberá exposições de arte popular e de grupos de projetos de extensão da UFRN.

Farão parte das atrações da CIENTEC Cultural três projetos de extensão da UFRN, como o Polo DEART, um espaço de encontro e divulgação de ações produzidas no contexto dos cursos de Artes da UFRN (Teatro, Dança, Design e Artes Visuais), o qual terá como uma das atividades a Oficina de Teatro do Oprimido, também presente no Programa de Extensão Trilhas Potiguares. O Circuito Cultural Universitário UneVersos da Arte, outra extensão,  promoverá o encontro entre estudantes de escolas públicas do estado e grupos artísticos da UFRN, por meio de oficinas, rodas de conversas e apresentações artísticas.

Já o SigaArte na UFRN estará à frente da divulgação de todas as ações culturais da Semana e promoverá peças do tipo esquete, isto é, pequenas encenações teatrais; além de células coreográficas; intervenções com poesias e literatura; Luau no Campus; exposições de acervos da UFRN; práticas de danças circulares; Tai chi chuan e Yoga, entre outras ações.

Evento tem início na próxima terça (22)

A Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) é o maior e mais importante evento de divulgação científica do Rio Grande do Norte. Este ano, o evento acontece de 22 a 25 de outubro, tendo como tema central “Educação e Esportes” e, mais uma vez, ocupará o espaço da Praça Cívica do Campus. Segundo a coordenadora, a CIENTEC sempre traz uma temática contextualizada com a situação social do País, por tal motivo não deixou de lado os protestos sociais e os espetáculos esportivos que neste ano e nos próximos estão entre as principais atrações no calendário de eventos do Brasil. Nesta edição, a professora titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maria Eliete Santiago, fará a conferência de abertura, com o tema “Educação, Esporte e Desenvolvimento Social”.

A CIENTEC é dividida em três grandes acontecimentos, integrando as atividades de ensino, pesquisa e extensão em vários níveis de educação. A Feira da CIENTEC, a Reunião Acadêmico-Científica e a CIENTEC Cultural.

Em números, a 19ª CIENTEC 2013 já se mostra grandiosa. Sua organização conta com cerca de 200 estandes que abrigarão 1.200 banners, 71 oficinas e minicursos, 55 palestras e mesas-redondas, além de exposições e outros 300 trabalhos envolvendo estudantes da UFRN e outras instituições. A expectativa da organização é que, a exemplo das edições anteriores muita gente venha participar da Feira. No ano passado, cerca de 100 mil pessoas compareceram à Praça Cívica durante a semana da CIENTEC.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas