quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Cinco coisas que todo pai deve saber sobre tablets

- Publicidade -

Os tablets têm sido o principal objeto de desejo de crianças e adolescentes nos últimos anos, o que tem deixado muitos pais preocupados. Mas calma! Se você tomar os cuidados necessários, o tablet pode ser uma ótima ferramenta para alavancar a educação do seu filho. Pensando nisso, preparamos uma lista de vantagens do uso dessa tecnologia para você atender o desejo da garotada e, ao mesmo tempo, ficar atento aos seus riscos. Vamos lá:
Uso de tablet torna aprendizado mais dinâmico
1. Favorece o aprendizado

Um estudo realizado pelo Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian com estudantes de ensino médio mostrou que o tablet facilita o aprendizado. O uso desse dispositivo torna o aprendizado mais dinâmico e pode até mesmo substituir o livro de papel, em algumas ocasiões.

Além disso, ele armazena um grande volume de informações e possibilita conexão à Internet. Assim, seu filho pode estudar em praticamente qualquer lugar, até mesmo durante as viagens de fim de ano ou o veraneio na sua praia favorita.

2. Aprender inglês fica mais fácil

De acordo com a coordenadora da Open Doors Teens, Valerie Arevalo, o tablet ajuda a trazer mais interação para a sala de aula, o que melhora o desempenho dos alunos. “Eles trabalham em equipe e interagem em inglês. Utilizamos aplicativos que os auxiliam com fonemas, escrita, pronunciação e conversação, por exemplo”, explica.

Com essa ferramenta em casa, seu filho ainda pode realizar pesquisas, consultar gramáticas e livros, além de acessar dicionários de maneira mais prática e rápida.

3. Acesso fácil a museus e bibliotecas

Em um tablet comum, de 8 GB, seu filho pode armazenar até 8 mil livros. É uma biblioteca inteira na mochila! Sem falar da possibilidade de visitar importantes museus pelo mundo sem sair de casa. Isso sem ter que se preocupar com o peso, uma vez que um dispositivo como esse pesa cerca de meio quilo. Quem sabe assim ele se interessa mais por leitura?

Mas você também deve ficar atento aos riscos desse tipo de ferramenta…

4. O segredo do uso saudável está na moderação

O tablet pode ser bastante útil, como vimos até agora, mas é preciso utilizá-lo de maneira adequada. Fique de olho no tempo que seus filhos dedicam a esse dispositivo diariamente. Se o uso começar a atrapalhar na escola ou no convívio familiar, é preciso avaliar a situação. Para as crianças, a recomendação da Academia Americana de Pediatria é de que o uso não supere duas horas diárias.

5. Você deve supervisionar o uso do tablet por seu filho

No caso das crianças, você deve acompanhar a utilização desse dispositivo para evitar que elas cheguem a conteúdos impróprios para a idade delas. Para isso, existem opções de produtos especificamente desenvolvidos para o público infantil e, nos tablets para adultos, é comum haver ferramentas para bloqueio de imagens, palavras e até sites completos. Outra possibilidade é procurar aplicativos que auxiliam nesse controle, como o McAfee Family Protection, disponível na Google Play. Outra dica importante é orientar seu filho a não conversar com estranhos, que podem oferecer perigos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas