terça-feira, 23 de abril, 2024
31.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Cinco rodas de samba para celebrar o batuque ancestral

- Publicidade -

O 02 de dezembro é oficialmente o Dia Nacional do Samba mas, como diz o clichê, “todo dia é dia” para o gênero musical mais emblemático e popular do país. Em Natal, diversas programações neste fim de semana vão celebrar os batuques ancestrais em forma de letra e música, do Alecrim às Rocas, passando por Petrópolis.

Todas as cores do samba contará com Valéria Oliveira e convidados


Todas as cores do samba contará com Valéria Oliveira e convidados

Samba no mercado
O Mercado da Seis, no Alecrim, vai celebrar o Dia do Samba pela primeira vez neste sábado, a partir do meio-dia. A batucada estará a cargo do grupo Samba de Gamboa – que tem na formação vários integrantes da Águia Dourada, escola de samba orgulho do bairro do Alecrim, e atual campeã do carnaval 2018. A banda também receberá bambas convidados. Para harmonizar com o samba, a praça de alimentação estará em funcionamento, oferecendo pratos regionais, frutos do mar, e petiscos de boteco, além das bebidas de sempre. Segundo Felipe Bordados, um dos promotores da homenagem, o Mercado é um espaço ideal para rodas de samba.

Elas cantam Ivone
Para celebrar a obra e o canto de Dona Ivone Lara, falecida aos 96 anos, o bar Feijoada Carioca faz uma roda para a sambista nesta sexta, às 20h, em Lagoa Nova. Participarão da roda as cantoras Damiana Chaves, Silvana Martins, Andiara Freitas, Denise Moreira e Débora Paiva que subirão ao palco  acompanhadas de um quarteto musical. No repertório, canções como “Alvorecer”, “Enredo do meu samba” e “Sonho Meu”. .


A cor do som
Finalizando a temporada 2018 da roda “Cores do Nosso Samba”, o projeto da cantora Valéria Oliveira vai embalar a Associação Médica do RN neste sábado, a partir das 15h30. A última roda do ano terá a participação de cinco nomes do samba local: Damiana Chaves, Dani Cruz, Hélia Braga, Heli Medeiros e Vinícius Lins. O repertório será bem mesclado entre sambas de quadra e sambas enredos, composto por obras de Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Noel Rosa, Jovelina Pérola Negra, Cartola, Monarco, Moacyr Luz, Délcio Luiz, Paulo César Pinheiro, Arlindo Cruz, Xande de Pilares, além de parcerias de Valéria com Vinicius Lins, Luiz Gadelha e Simona Talma. O projeto é realizado desde 2014.

Bateria da Escola Águia Dourada comanda a roda dos vizinhos no Mercado das Seis


Bateria da Escola Águia Dourada comanda a roda dos vizinhos no Mercado das Seis

Roda das Rocas
Bambas de todas as gerações vão comemorar o Dia Nacional do Samba neste domingo, na sede do Racing Sport Club, nas Rocas. Os bambas Mestre Zorro e Mestre Luiz convidam sambistas de diversas gerações para a tradicional roda de samba do local. O som vai rolar das 15 às 20h. O evento é gratuito e encerrará a programação oficial do Dia Nacional do Samba em Natal, organizada pelo Clube do Samba Potiguar.

Portela em Petrópolis

A Chopperia Petrópolis recebe sábado uma roda em homenagem aos compositores da Portela, às 20h. Tocarão juntos os sambistas Toninho Melé, Hélia Braga, Pedro Neto, Andiara Freitas, Hélio Carioca, Evilásio Galdino, Marcos Souto, Edmundo Souza, Mestre Luiz e Dadinho Borges, além de convidados surpresa. No repertório composições de Monarco, Paulinho da Viola, João Nogueira e de integrantes da Velha Guarda, além de obras de potiguares que referenciam estes artistas

Serviço
Elas Cantam Ivone. Sexta, às 20h, no Feijoada Carioca, em Lagoa Nova.

Dia do Samba no Mercado das Seis. Sábado, às 12h, no Alecrim. Acesso gratuito.

Roda ‘Cores do Nosso Samba’. Sábado, às 15h30, na Associação Médica do RN. Entrada: R$25 (individual) e R$120 (mesa).

Roda de Mestres do Samba Potiguar. Domingo, a partir das 15h. No Racing Sport Club, Rua do Areal, 268, Rocas.  Acesso gratuito.

Clube Homenageia a Portela. Sábado, às 20h, na Chopperia Petrópolis.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas