terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Cine Solar: o cinema que passeia

- Publicidade -
A partir de hoje até o dia 16 de julho, o Cinesolar, em parceria com o Circuito CPFL, vai passar pelas cidades de São Miguel do Gostoso, Parazinho e Touros com exibições de curtas metragens. O projeto consiste em uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para a elétrica, a mostra de filmes e apresentações artísticas em espaços públicos, com entrada gratuita.

Crianças e adolescentes tem a chance de assistir a filmes e participar de oficinas dentro da van


Crianças e adolescentes tem a chance de assistir a filmes e participar de oficinas dentro da van

As exibições do Cinesolar fazem parte do Circuito CPFL, programa de abrangência nacional do Instituto CPFL que em 2019 passará por mais de cem cidades em sete estados do país, levando ao público sessões de cinema, projetos de incentivo à leitura, corridas, passeios ciclísticos e ações sociais.

O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibir os filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. No interior do veículo há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som, e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

O projeto, realizado pela Brazucah Produções, em parceria com o Instituto CPFL, é patrocinado pela CPFL Energia através da Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre o Cinesolar
Desde o início das atividades em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas em 285 cidades de “todo” o País, percorrendo mais de 70 mil km e chegando a 110 mil pessoas, além de 180 oficinemas, com um total de cerca de 5,5 mil participantes. “Nesse período, foram economizados mais de 1.777,6 kW de energia elétrica, equivalentes a cerca de 5,1 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona, com foco em três eixos: social, econômico e ambiental”, diz Cynthia Alário, idealizadora e coordenadora do projeto. Nesta trajetória, a Brazucah conta com o apoio da Fundação Doen, da Holanda, além do patrocínio de grandes empresas, como a já citada CPFL, além de instituições governamentais. A CPFL é parceria do projeto desde 2014.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas