quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Cinebiografias relembram Tancredo Neves e Planet Hemp

- Publicidade -
O encontro entre dois jovens que vendiam camisetas e fitas cassete no centro do Rio de Janeiro para se sustentar deu origem a uma das bandas de rock mais populares do Brasil na década de 1990. Estamos falando de Marcelo D2 e Skunk (falecido em 1994), cuja amizade culminou no Planet Hemp, grupo que completou 25 anos em julho. A relação dos dois é central em “Legalize Já – Amizade nunca morre”, filme que estreia nesta quinta-feira (18) em todas as redes de cinemas de Natal.

Othon Bastos vive o enfermo Tancredo neste thriller médico


Othon Bastos vive o enfermo Tancredo neste thriller médico

Dirigido por Johnny Araújo e Gustavo Bonafé, com roteiro de Felipe Braga e importante colaboração de Marcelo D2, a cinebiografia suscita discussões que vão além da questão da maconha, escancarada no título. Uma delas é a da amizade acima de tudo. Outra é a luta pelos direitos humanos e individuais.

Em cena Skunk é vivido pelo ator Ícaro Silva. Ele é um jovem músico revoltado com a opressão e o preconceito que sente diariamente por ser de uma comunidade de baixa renda. A música entra em sua vida como espaço para expor suas insatisfações. Um dia, ao fugir da polícia, Skunk tromba em Marcelo (Renato Góes), um vendedor de camisas de bandas de heavy metal. O gosto pelo mesmo estilo de música os aproxima.

Marcelo demonstra ter grande habilidade na composição de letras de cunho social, mas vive um momento ruim, desacreditado com o próprio futuro. Ao lado de Skunk, e incentivado por ele, Marcelo entra no universo da música e, juntos, os dois formam o Planet Hemp.

Além dos protagonistas, o elenco tem nomes como Stepan Nercessian, Rafaela Mandelli, Ernesto Alterio, Marina Provenzzano, Shirley Cruz e Paulete Maldonado. Na trilha sonora estão clássicos da banda e canções de Marcelo D2. O filme conquistou o prêmio de Melhor Ficção Nacional Segundo o Público na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e também Melhor Longa-metragem pelo Júri Popular e Melhor Roteiro no 12º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro.

“O Paciente” revela vida de Tancredo Neves
Conhecido por filmes biográficos como “Lamarca”, “Mauá – O Imperador e o Rei”, “Zuzu Angel” e “Guerra de Canudos”, o diretor Sérgio Rezende investe novamente nesta linha em seu mais novo longa-metragem, “O Paciente – O Caso Tancredo Neves”. O filme entrou em cartaz no Cinépolis Natal Shopping nesta quinta-feira (18).

A obra é um thriller médico que revela detalhes da misteriosa morte do primeiro presidente civil eleito (pelo colégio eleitoral no Congresso Nacional) após a longa ditadura militar e que nunca tomou posse. Para dar vida a Tancredo Neves foi escalado o ator Othon Bastos, que impressiona pela semelhança com o personagem biografado. No elenco principal ainda estão Emilio Dantas, Esther Góes, Paulo Betti, Otávio Muller e Leonardo Medeiros.

A história foca no último mês de vida de Tancredo, com toda a expectativa da população brasileira sobre a doença do político, que, após 39 dias de internação, morreu no dia 21 de abril de 1985 sem ser empossado. O roteiro é baseado em livro homônimo assinado pelo jornalista Luís Mir.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas