quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Cineclube apresenta obras primas do cinema

- Publicidade -

Começa nesta terça-feira (28), no Teatro de Cultura Popular da FJA, a mostra “Memória e Nostalgia”, promovida pelo Cineclube Natal. A seleção faz um tributo aos cineastas Andrzej Wajda, Abbas Kiarostami e o ator Alan Rickman – em sua faceta de diretor, os três falecidos nos últimos meses  As exibições vão até o dia 30, às 18h30.

O longa de abertura é “Cinzas e Diamantes”, do diretor polonês Andrzej Wajda. O filme marca a trilogia do diretor sobre a II Guerra Mundial e é inspirado no livro de memórias de Jerzy Andrzejewski. O filme parte do último dia da Segunda Guerra Mundial, quando Maciek (Zbigniew Cybulski), um jovem rebelde ligado à frente nacionalista, recebe a missão de assassinar o líder comunista Szczuka (Waclaw Zastrzezynski). Perturbado pela transformação repentina de aliados em inimigos, ele decide aproveitar a vida por uma noite, quando conhece a jovem Krystyna (Ewa Krzyzewska) e por ela se apaixona. O filme foi considerado uma ode contra o absurdo da guerra, e o livro que lhe serve de argumento, tornou-se uma das obras literárias mais incentivadas pelo governo comunista pós Segunda Guerra Mundial.

Na quarta-feira, 29, a mostra dá espaço a “Gosto de Cereja”, do iraniano Abbas Kiarostami. Kiarostami tinha uma famosa frase que dizia que seus filmes representam muito mais o Irã do que qualquer noticiário midiático. Pois é em filmes como Gosto de Cereja, Close Up e Vida e Nada Mais, que o diretor, a partir da fronteira entre o documentário e a ficção, constrói personagens cheios de realismo e mistério. A narrativa se passa quase toda no carro do senhor Badii, que busca alguém que atenda ao seu pedido de auxiliá-lo em seu suicídio. O encerramento será com “Momento de Afeto”, dirigido pelo também ator Alan Rickman, conhecido pelo personagem Severo Snape, na saga Harry Potter.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas