quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Cineclube Natal promove especial de aniversário

- Publicidade -

POR DENTRO - “A noite americana” é um dos filmes que melhor retrata a loucura num set de filmagens

Há um ano, numa sexta-feira de maio, ninguém esperava que Glauber Rocha conseguisse arrastar uma platéia tão numerosa para assistir a “Terra em Transe”. A ocasião marcava a estréia do projeto Cineclube Natal.  O projeto conseguiu arregimentar uma platéia ávida para ver e rever filmes que jamais passariam em circuito comercial. Entre a platéia, saudosos da Sessão de Arte do Natal Shopping, cinéfilos, amantes do cinema e curiosos por novidades da sétima arte. O fato é que o Cine Clube Natal vai festejar seu primeiro ano de atividades cineclubistas com a exibição, próximo domingo,  de “A Noite Americana” (1973), filme do consagrado diretor François Truffaut.

Na mesma noite, ainda há esperaço para um aperitivo com o curta-metragem “O Dia Em Que Dorival Encarou o Guarda”, de Jorge Furtado e Pedro Goulart. A sessão começa às 19h, no Teatro de Cultura Popular (TCP), ao lado da Fundação José Augusto. Após os filmes, haverá debate com a platéia e sorteio de um DVD surpresa. Os ingressos custam R$ 2,00. Sócios do Cineclube e servidores da Adurn não pagam. A censura 12 anos. O Cineclube Natal tem o apoio do Teatro de Cultura Popular, Fundação José Augusto, Fundação Hélio Galvão e ADURN.

“A Noite Americana” retrata a rotina dos bastidores em um set de filmagem durante a realização de um longa-metragem. O cineasta Ferrand, interpretado pelo próprio Truffaut, dedica-se integralmente ao seu filme e se inspira em grandes diretores, como Orson Welles. Temas como as relações entre os membros da equipe, os truques técnicos de filmagem e as adversidades são tratados de modo envolvente. Além disso, há reflexões sobre o processo, como a declaração de Ferrand: “Fazer um filme é como atravessar o velho oeste numa diligência. No começo você espera fazer uma viagem agradável. A partir de um certo ponto você apenas reza para chegar vivo até o final”.

Serviço
Filmes: “A Noite Americana” (dir. François Truffaut) / “O Dia Em Que Dorival Encarou o Guarda” (Jorge Furtado e Pedro Goulart), dia 21, às19h, no Teatro de Cultura Popular (Rua Jundiaí, 641, Tirol). Ingresso: R$2,00

 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas