sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Cinema autoral, política e América Latina

- Publicidade -

Filme “Lá Próxima Estación”, primeiro longa estrangeiro em competição no Festival de Cinema de GramadoPor Michelle Ferret – enviada a Gramado

Empregos perdidos, cidades inteiras esquecidas no interior da Argentina e uma dor que nunca foi apagada. Esses são pontos fortes no filme “Lá Próxima Estación”, primeiro longa estrangeiro em competição no Festival de Cinema de Gramado exibido na segunda noite. Como uma denúncia e um profundo trabalho de pesquisa e investigação feito por Fernando Solanas, o longa é primoroso e traz um protesto em forma de grito dando voz aos milhares de trabalhadores que perderam suas rotas de vida com a privatização do sistema ferroviário da Argentina, quando 80 mil trabalhadores foram demitidos e 1 milhão de pessoas emigrou do interior para as capitais, tornando-se marginais de si mesmas.

Com o abandono, todos os trens que permaneceram nas estações foram saqueados sem que os governantes pudessem responder quem seria o culpado. Com imagens antigas e recentes, o filme é um retrato da realidade do poder público, da falta de cuidado com os cidadãos e a ausência de uma política preocupada com os bens coletivos. O interessante do diretor é a preocupação em levar para o cinema a realidade vivida pela maioria dos moradores da América Latina, nos países de terceiro mundo, onde as condições de sobrevivência está nas mãos de uma política mal configurada e sem interesse no coletivo.

Este é o quarto filme de uma série de cinco longas partindo da crise da Argentina abordando temas da sociedade contemporânea como a democracia, corrupção, privatizações, pobreza e as crises de energia elétrica. Junto a ele, estão também “Memoria del Saqueo” (2004)” La Dignidad de los Nadies” (2005) e “Argentina Latente”. E preparando para começara ser gravado o longa “Los Bienes de la Tierra”. Como disse Gerardo Gandini.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas