sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Cinema vai à praia

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

Filmes exibidos à beira-mar, na areia, em noites de lua cheia. Durante o dia, rodas de conversa nas piscinas naturais formadas na maré baixa. No fim da tarde, diante do pôr do sol, meditação coletiva. Tudo isso na bela praia da Pipa, no litoral Sul do RN, que ganha neste mês de julho um festival bem astral, de cinema e autoconhecimento, chamado Sintonize. O evento vai acontecer entre os dias 27 e 29, com programação toda gratuita.

Além de exibição de filmes ao ar livre, Mostra de Cinema de Gostoso promove debates e oficinas

Além de exibição de filmes ao ar livre, Mostra de Cinema de Gostoso promove debates e oficinas 

#SAIBAMAIS#

O Sintonize é uma realização dos alunos do curso de “Produção de Festival Audiovisual”, oferecido pelo IFRN Campus Natal Cidade Alta, sob o comando da professora e produtora Mary Land Brito. O evento é construído em cima de conceitos trabalhados no curso, como metodologia prática, leveza no ambiente profissional, autoconhecimento, qualidade de vida no trabalho, comunicação não violenta, ancestralidade, auto responsabilidade e meditação. O festival também tem a proposta de valorizar culturalmente e socialmente a Pipa, beneficiando com suas ações tanto os moradores como os turistas.

“Venho notando um estupro cultural na Pipa. Alguns eventos estão sendo realizados aqui sem deixar nada de construtivo para os habitantes. São eventos que acontecem de madrugada, com ingressos inviáveis para os moradores. Criamos o Sintonize de modo a ressignificar essa relação com moradores, com a cultura e com o trabalho de produção de um evento”, comenta Mary Land, cuja relação com a Pipa vem desde o tempo em que seus pais viviam na praia.

Mary Land Brito realiza festival a partir de curso dado no IFRN

Mary Land Brito realiza festival a partir de curso dado no IFRN

Participam da produção do festival cerca de 60 alunos, dentre adolescentes em sua primeira experiência profissional até profissionais já atuantes no mercado. A seleção dos filmes, curtas e longas-metragens, será feita pelos próprios alunos. As produções potiguares serão selecionadas a partir das obras enviadas por festivais de cinema do RN – Goiamum, Mostra de Cinema de Gostoso, Urbanocine, Cine Natal, Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa, Curta Caicó.

Mas, segundo Mary Land, a curadoria estará em conformidade com os anseios dos moradores. “Temos essa preocupação de inclusão. Montamos um grupo de alunos para entrevistar os moradores e saber as preferências deles quanto a filmes e outras atividades da programação”, frisa a professora.

A programação vai envolver ações educativas e de reflexão pela manhã e à tarde, meditação ao pôr do sol e exibição de filmes à beira mar, na praia central, com o áudio transmitido por caixas de som e sistema de rádio. “Teremos uma frequência de rádio e quem quiser pode levar seu radiozinho de pilha para sintonizar no áudio do filme”, explica Mary Land. “Dentre as oficinas temos a de marterapia. Pensamos nos bate-papos para serem realizados nas piscinas que se formam na maré baixa. Não vamos disponibilizar cadeiras. A ideia é que cada pessoa leve canga ou cadeira de praia para se sentar”. A programação ainda vai contar com outras atividades. A organização está recebendo até o dia 11 propostas de ações artísticas e de autoconhecimento. Mais informações estão disponíveis na página do festival no Facebook.

Mostra de Gostoso recebe inscrições de filmes

Um dos principais eventos do calendário cultural do Rio Grande do Norte já tem data confirmada para acontecer em 2018. Em sua  quinta edição, a Mostra de Cinema de Gostoso, na praia de São Miguel do Gostoso, litoral Norte do RN, será realizada entre os dias 23 e 28 de novembro. As inscrições para filmes de longa e curta-metragem já estão abertas e podem ser feitas pelo site do festival até o dia 31 de agosto.

Ano passado foram selecionados 51 filmes de onze estados, de um total de 711 inscrições. A expectativa para a edição 2018 é superar esses números. A inscrição de filmes é gratuita. Podem participar obras ficcionais, não ficcionais e animações – só não serão aceitos videoclipes e peças publicitárias. As produções devem ter sido finalizadas a partir de 2017. A seleção dos filmes é feita por uma curadoria coletiva, formada pelos idealizadores do festival, os cineastas e produtores Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, em parceria com os alunos dos cursos de formação técnica e audiovisual do coletivo “Nós do Audiovisual”.

A programação do festival prevê seis sessões ao dia, entre as mostras Competitiva, Panorama e Infantil, além das sessões especiais. Os principais momentos da Mostra são as exibições da noite, ao ar livre, na areia da praia do Maceió. No local, é montada uma estrutura de cinema com tela de 12m x 5m, projeção em resolução 2k e som 5.1. Para acomodação do público, centenas de cadeiras são disponibilizadas em uma área reservada.

O festival também promove sessões em ambientes fechados, que incluem debates com personalidades, diretores e atores dos filmes selecionados. O melhor longa e o melhor curta-metragem são agraciados com o Troféu Luís da Câmara Cascudo – a escolha é feita pelo júri popular. A realização da 5ª Mostra de Cinema de Gostoso é feita pela Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania. Toda a programação é gratuita.

Como em todos os anos do festival, oficinas de Linguagem Audiovisual, Roteiro, Produção Cultural e realização de Curtas-metragens estão na grade dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual para os jovens de São Miguel do Gostoso e distritos vizinhos que, juntos, criaram o “Coletivo Nós do Audiovisual”.

Em 2018 será formada uma nova turma com 30 alunos, que também conta com a participação de jovens formados na primeira turma e, em conjunto com os professores, atuarão na coordenação dos novos cursos. A primeira turma composta por 53 alunos formou-se ao longo de cinco anos e realizou 33 oficinas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas