Ciosp registra média diária de 188 trotes telefônicos

Publicação: 2017-12-08 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Responsável por designar as forças de segurança estaduais para atender a população, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) enfrenta um problema grave que atinge diversos setores públicos: os trotes. A média diária, considerando levantamento feitos nos meses de setembro, outubro e novembro, é de 188 ligações telefônicas que tentaram ou passaram informações de ocorrências que não existiam.

O Centro de Operações é responsável por acionar as forças de segurança para atender as ocorrências relatadas por telefone
O Centro de Operações é responsável por acionar as forças de segurança para atender as ocorrências relatadas por telefone

Nos três meses pesquisados, o Ciosp registrou mais de 17 mil trotes, gerando desperdício de efetivo – que muitas vezes chega a ser deslocado para a área onde o crime estaria acontecendo – e também de dinheiro público, como o gasto com combustível.

O Ciosp tem o registro de todos os números que ligam para o serviço e um detalhe chama a atenção. Durante os três meses, um mesmo número ligou 4.129 vezes para o Ciosp, enquanto outro fez 3.127 ligações no mesmo período.

“O trote atrapalha bastante. Somente o fato de atendermos a ligação, uma pessoa que realmente está precisando pode ter que esperar na linha para ser atendida. Como temos esse registro, quando um número que já é conhecido liga novamente, nós já sabemos que é trote. Passamos os dados para a Polícia Civil para que uma investigação seja feita”, destacou o major Michel Alvarenga, gerente de operações do Ciosp.

Lembrando que o trote contra repartições públicas se encaixa no Art.340 do Código penal – Decreto Lei 2848/40, que trata de ‘Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado’. A penalidade é a detenção de um a seis meses, ou multa.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários