Circo da Luz é o ponto da Cultura na Cientec

Publicação: 2011-10-19 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Igor Jácome - Agência Fotec

“Imagine uma cidade onde ninguém conhece a cultura do Estado, sua própria cultura”. Wecsley Cunha, mestre de cerimônia do Circo da Luz convida o visitante a refletir sobre a importância da cultura para a cidadania e educação. O projeto de espetáculo itinerante já existe há dez anos, circula por todas as cidades do Rio Grande do Norte e é uma das atrações da 17ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) da UFRN.

Na terça-feira (18), os visitantes da feira assistiram aos shows da Banda Bokalibre e Banda Relativa, além de participarem de um bate-papo com o escritor Mário Prata e a jornalista Margot Ferreira, dentro da programação da Feira do Livro e Quadrinhos (Fliq) que ocorre no período da Cientec.

Em parceria com a coordenação do evento, o Circo abriga parte da programação cultural no campus universitário. A estrutura que durante o ano leva o teatro, a dança, a música e o cinema ao interior do Rio Grande do Norte; recebe a comunidade com apresentações únicas durante toda a semana.

Wecsley explica que em 2011, os debates promovidos pela Fliq ocorrerão no circo. São esperados nomes como Frei Betto, Fabrício Carpinejar, Fátima Bezerra, Ricardo Amaral, entre outros. As escolas públicas têm espaço garantido no Circo. Os alunos de escolas municipais e estaduais apresentam os trabalhos desenvolvidos no ano letivo.

Durante a semana, atrações musicais como Camarones Orquestra Guitarrística, Talma e Gadelha, Hild Cavalcante e Meirinhos do Forró movimentarão a cena cultural da mostra. Na sexta feira (21), o concurso de cosplay - fantasias de personagens de mangás e quadrinhos - fará do Circo da Luz a casa dos fãs do gênero literário.

Lorena Silva, que não conhecia o Circo, acompanhou seus alunos em visita à Cientec e considerou que o espaço é muito importante para o desenvolvimento cultural. Além de conhecer o projeto, a professora descobriu a banda Bokalibre e gostou da apresentação do grupo.

O estudante Cristiano Cosme, que faz o segundo ano do Ensino Médio, acredita que o Circo da Luz é importante “devido a sua colaboração à educação, principalmente em outras cidades, já que mais de 70% dos municípios do Estado não possui um espaço cultural”. A Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN ocorre até a sexta-feira(21). 

Acompanhe mais informações sobre a Cientec no site www.fotec.ufrn.br. 

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários