sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Circulando: Vendas de carros crescem

- Publicidade -

Segundo dados de emplacamentos divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), dia 02 deste mês, os registros de carros NOVOS junto aos DETRANS de todo o Brasil apresentaram crescimento de 11,27% no acumulado de janeiro a agosto deste ano, ante o mesmo intervalo de 2018, somando 2.615.519 unidades, considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros.

Segundo Alarico Assumpção Jr, presidente da Fenabrave, no acumulado de janeiro a agosto, as”vendas diretas” representaram 45,12% dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves, contra 41,51% no mesmo período de 2018. O “varejo” cresceu 2,57% nesse período, enquanto as “vendas diretas” avançaram 17,23%”, comentou o presidente da entidade.

Porém, o desempenho mensal do mercado total apontou leve queda, segundo os dados da Fenabrave. As 347.091 unidades emplacadas em agosto apontam retração de 0,67% sobre julho, e de 1,5% sobre os emplacamentos de agosto de 2018. “O mercado tem se mantido estável nos últimos meses. A variação negativa, observada em agosto, está relacionada ao menor número de dias úteis (22 dias em agosto contra 23 dias em julho). Nessa comparação, a média diária registrou crescimento de 3,91%”, explicou Assumpção Júnior, confirmando a tendência de crescimento do mercado automotivo brasileiro.

Assumpção Jr. comentou, ainda, a relação do desempenho do mercado automotivo com o atual cenário econômico e político do País. “Enquanto não forem aprovadas as reformas necessárias, consumidores e empresários estarão em compasso de espera no que diz respeito a fazerem investimentos. Esse sentimento não é só com a Distribuição de Veículos. Todos os setores da economia estão vivendo a mesma situação”, resumiu o executivo.

Os segmentos de automóveis e comerciais leves NOVOS apresentaram, de janeiro a agosto, alta de 8,71% sobre o mesmo período do ano passado, somando 1.711.797 unidades.Na mesma comparação, o mercado de caminhões NOVOS continua em ascensão, apontando avanço de 40,92%, somando 65.446 unidades. As vendas de implementos rodoviários, por seu turno, acompanharam esse mesmo ritmo, registrando alta de 51%, com 42.500 unidades emplacadas.

O emplacamento de motocicletas NOVAS registrou alta de 13,95% no acumulado de janeiro/agosto, totalizando 708.871 unidades.

Elétricos. Pontos de Recarga
(*)Boletim Técnico Cesvi Brasil

O carro elétrico é a nova grande mudança na indústria automotiva. Ele se caracteriza por ter motor elétrico no lugar do tradicional motor a combustão.

Alguns são chamados de híbridos, pois têm os dois motores que, combinados, dão maior alcance ao carro e gastam menos combustível.

Esses modelos híbridos podem ser de característica “plug-in”, que permite que suas baterias de tração sejam recarregadas também na tomada (convencional ou de alta potência).

Esses híbridos “plug-in”se recarregam sozinhos (em situações de frenagem ou com o motor a combustão) ou podem ser conectados a tomadas, permitindo que se trafegue com o carro utilizando somente a tração elétrica. Mas, nessa condição, seu alcance é limitado, ficando em torno de 50 quilômetros.

Os carros puramente elétricos, precisam ser recarregados em tomadas elétricas residenciais ou em pontos de recarga, geralmente dispostos em locais públicos pois não possuem outra fonte de energia além do sistema de recuperação, que aproveita a energia das frenagenspara recarregar um pouco a bateria. Seu alcance pode ser superior a 350 quilômetros com uma única recarga.


PROCURE NO APLICATIVO

Os locais de recarga de carros elétricos, ainda em pouca quantidade pelo Brasil devido à pequena demanda, estão espalhados por locais estratégicos e permitem que a bateria de tração do veículo seja recarregada em 30 minutos com 80% de bateria, dependendo do modelo do carregador e da capacidade de recarga do carro. Isso permite que o motorista possa voltar à estrada e continue a viagem.

Geralmente instalados em postos de abastecimento ou em locais comerciais, como lojas de carros e shoppings, esses pontos de recarga são equipados com alta tensão e sistema de recarga rápida. O motorista pode descobrir onde tem um local desses, através de aplicativoou em sitesna Internet. Os aplicativosmais tradicionais de ROTA disponibilizam a informação dos pontos de recarga em sua plataforma, como o Google Maps. Outros “apps” existem somente para isso, como o “PLUGSHARE”, disponível nas principais lojas de aplicativos.

DE GRAÇA

É importante ressaltar, que muitos desses “pontos” ainda não estão tarifando a recarga, pois não foram definidos pelas empresas de fornecimento de energia, como será feita essa cobrança aos usuários.

OBS: o Boletim Técnico é uma publicação do Cesvi Brasil.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas