Informe Publicitário
Cirurgia para correção de lábio leporino passa a ser feita no RN
Publicado: 00:00:00 - 31/10/2021 Atualizado: 09:59:38 - 30/10/2021
A Saúde do Rio Grande do Norte passou a contar, desde maio deste ano, com as cirurgias de lábio leporino para crianças no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes. O Núcleo de Atendimento Integral aos Fissurados (NAIF), que iniciou suas discussões para funcionamento em novembro de 2020, já realizou 11 cirurgias em crianças desde o início dos trabalhos.
Acervo Alexandre Dantas
Cirurgião-chefe do NAIF, Alexandre Dantas, explica que desde maio, quando inicou as cirurgias já foram feitos 11 procedimentoss

Cirurgião-chefe do NAIF, Alexandre Dantas, explica que desde maio, quando inicou as cirurgias já foram feitos 11 procedimentoss

De acordo com o cirurgião-chefe do NAIF, Alexandre Dantas, as crianças que antes precisavam das intervenções cirúrgicas para correção do lábio leporino teriam que ir à Bauru, em São Paulo, ou em Recife, no Pernambuco. Isso gerava custos e longas viagens fora de casa aos pacientes e familiares.

Com o investimento do Governo do Estado em equipamentos e capacitação de profissionais, as cirurgias agora estão sendo feitas no Hospital Maria Alice Fernandes. Ainda de acordo com o cirurgião Alexandre Dantas, adultos também terão acesso às cirurgias de lábio leporino no Hospital da Polícia Militar a partir do mês de novembro.

“Muda a qualidade do tratamento do paciente, ele ter um centro em seu próprio estado, sem precisar ir à outra cidade. Cria um relacionamento de vínculo, mais facilidade de acesso junto aos tratamentos. Tudo isso evitando viagens, custos, gastos públicos extras para essas famílias. Isso permite que a evolução do paciente seja vista mais de perto”, explica Alexandre Dantas.

Ainda segundo o médico Alexandre Dantas, a equipe do núcleo é multidisciplinar, contando com cirurgiões, odontologistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos. A perspectiva é que cirurgias de palatoplastia (céu da boca), estão prestes a serem iniciadas até dezembro, aguardando a chegada de materiais específicos.

“Melhora a questão social, o aspecto visual e principalmente a questão funcional, com a alimentação, a fala, e isso acarreta sociabilidade, não ocasionar atraso no desenvolvimento da fala, no crescimento natural da criança”, acrescenta.

Quem quiser procurar o Núcleo de Apoio Integrado aos Fissurados (NAIF) para atendimento pode telefonar para o 3232-6656. Os pacientes podem marcar as consultas de forma presencial por e-mail nfissurados.rn.gov@gmail.com. No caso de bebês com fissuras após o nascimento, as maternidades do RN já estão aptas a fazer os encaminhamentos de foram direta via sistema.

Números
1.217 procedimentos cirúrgicos eletivos foram realizados em 2020 

967 procedimentos cirúrgicos eletivos foram feitos em 2021

1.012 cirurgias de urgência foram feitas no Maria Alice

Estrutura Maria Alice Fernandes
33 leitos de internamento em enfermaria
13 leitos destinados para tratamento de infecto contagiosas especialmente a Covid-19
14 leitos específicos para cirúrgicos;
03 leitos para saúde mental 
10 leitos de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), sendo 03 isolamentos para sintomáticos respiratórios (COVID) e 07 UTI geral.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte