Cookie Consent
Esportes
Clássico paulista opõe tabu x retrospecto recente
Publicado: 00:01:00 - 22/05/2022 Atualizado: 13:23:27 - 21/05/2022
Um longo tabu, ou um retrospecto recente melhor. O que vale mais? Isso é o que todos vamos descobrir, ou não, neste domingo (22) quando Corinthians e São Paulo entrarem em campo, às 16h, na Neo Química Arena, na capital paulista, pela Série A do Campeonato Brasileiro.

AGÊNCIA CORINTHIANS
O goleiro Cássio voltou a atuar em alto nível no Corinthians

O goleiro Cássio voltou a atuar em alto nível no Corinthians


Há nove anos, o Timão defende um tabu enorme: são dez vitórias e cinco empates contra o rival. E nenhuma derrota no seu estádio. No entanto, no Paulistão 2022, o Timão perdeu os dois duelos que fez no Morumbi: 1 a 0 na fase classificatória e 2 a 1 na semifinal. Nos últimos cinco Majestosos, a equipe não venceu nenhuma partida e só marcou três gols. 

Agora, porém, o técnico Vítor Pereira reencontra seu maior algoz com uma partida dentro do estádio, com o apoio da torcida. Ele vive um novo momento no clube, com uma sequência de sete jogos sem perder (quatro vitórias e três empates). O Alvinegro é líder do Brasileirão, com 13 pontos, e do grupo E da Libertadores, com oito pontos.

No lado Tricolor, o técnico Rogério Ceni minimizou o tabu. Para o treinador, o peso de um duelo contra o rival faz parte de ser um jogador de futebol. "Aqui no Morumbi jogamos duas vezes contra eles e também existia pressão. Futebol, clássico, sem pressão, eu nunca joguei, eu nunca joguei, nunca vivi. A pressão é inerente ao jogo, ela faz parte. Torcida do adversário, casa cheia, provavelmente, uma briga especial que pode valer a liderança do campeonato. São jogos assim que dão prazer para a gente participar. Essa adrenalina entre vitória e derrota, sucesso e fracasso, entre gordo e magro, burro e inteligente, que faz a diferença do futebol. São os grandes jogos", disse. Mesmo não se importando com a pressão, o treinador admitiu a importância de conseguir uma vitória na Neo Química Arena. 

O São Paulo tem sido questionado pelo desempenho fora de casa, principalmente nas partidas contra o Palmeiras, na final do Paulistão, e Flamengo, no início do Brasileirão. "Acho que realmente jogamos melhor no Morumbi do que fora de casa. Os resultados mostram, mas mais do que os resultados, a maneira como nos comportamos. Não sei dizer exatamente o porquê, gostaria de entender, porque é o mesmo time que joga dentro e fora", iniciou. "Agora, são raros os times do Brasileiro que têm uma campanha melhor fora de casa do que em casa. Corinthians ganhou todos os jogos na Arena nesse campeonato. Tem lugares que são difíceis de jogar, mas não existem vitórias impossíveis. Isso não existe. Lugares difíceis, hostis, existem, mas nenhuma vitória é impossível", concluiu o treinador.

Duelo detricoloresno Castelão
Em recuperação com Fernando Diniz, o Fluminense segue a maratona fora de casa e terá o Fortaleza pela frente na sétima rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentam no Castelão no próximo domingo, às 16h, após os jogos válidos pelas competições da Conmebol (Libertadores e Sul-Americana).

Os donos da casa tentam se recuperar no Campeonato Brasileiro depois de conquistar apenas um ponto em cinco partidas e ocupar atualmente a lanterna da competição. Há um jogo atrasado ainda, o clássico com o Ceará. Já o Fluminense está em 12º, com oito pontos, e vem melhorando depois de um início instável.

A CBF já definiu as arbitragens para a sétima rodada do Campeonato Brasileiro. No que diz respeito ao jogo no Castelão, será um trio gaúcho. Anderson Daronco (FIFA) apita a partida, auxiliado por Rafael da Silva Alves (FIFA) e Michael Stanislau.

Castelão
Segundo reportagem do Globo Esporte, com base em vídeos enviados pelos torcedores, a Arena Castelão vai precisar de reparos por conta de infiltrações e ferros à mostra. Vídeos circulam na rede social com esses problemas. De acordo com a TV Verdes Mares, o vídeo teria sido gravado no dia em que o Ceará enfrentou o Tombense pela Copa do Brasil. É possível ver o que seria a parte abaixo da arquibancada, com vazamentos e estrutura metálica exposta. Os torcedores comentam sobre a segurança em dias de jogos.

A Secretaria do Esporte e Juventude garantiu à reportagem cearense, que os defeitos não trazem riscos aos presentes na Arena Castelão e garantiu que vai enviar técnicos para avaliar os pontos mostrados no vídeo, sendo encaminhados ao conserto.

Outro jogo
19h – Athletico/PR x Avaí

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte